NOTAS SOBRE O SERVIÇO SOCIAL E O DEPOIMENTO ESPECIAL: ENTRE REQUISIÇÕES E ANTAGONISMOS

Autores

  • Francisco Waleison dos Santos Prefeitura Municipal de Brejo Santo/CE
  • Cecília Bezerra Leite Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão
  • Francisco Daniel Coelho Viana Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE
  • Luana Márcia Barros Costa Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão
  • Cícero Magérbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1956-1967

Resumo

Este artigo faz uma análise da possibilidade de haver antagonismos concretos entre a prática profissional do/a assistente social diante das requisições perante o depoimento especial de crianças  e adolescentes vítimas de violência sexual, leia-se estupro de vulnerável e pretende desvelar este universo por meio do pensamento reflexivo tensionado pelas novas demandas postas a categoria sem o devido debate. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo a partir de uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa e documental com enfoque descritivo e exploratório, ancorados em uma análise a partir do materialismo histórico dialético. Ademais, a pesquisa mostrou  que o depoimento especial revitimiza a criança e o/a adolescente é oposto ao princípio de proteção a mesma trazido pelo ECA, assim como não há dentro da formação profissional subsídios teóricos suficientes para sustentar sua prática no seio do Serviço Social.

Biografia do Autor

Francisco Waleison dos Santos, Prefeitura Municipal de Brejo Santo/CE

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Doutor leão Sampaio; Especialista em Docência do Ensino Superior e em Serviço Social e o Sistema Sociojurídico ambos pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e especialista em Serviço Social pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Trabalhou como Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS - Cede) da Prefeitura Municipal de Mauriti/CE e atualmente Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS - I) Renê Lucena da Prefeitura Municipal de Brejo Santo/CE.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Santos, F. W. dos, Leite, C. B. ., Viana, F. D. C., Costa, L. M. B. ., & Cícero Magérbio Gomes Torres. (2023). NOTAS SOBRE O SERVIÇO SOCIAL E O DEPOIMENTO ESPECIAL: ENTRE REQUISIÇÕES E ANTAGONISMOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 1956–1967. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1956-1967

Edição

Seção

Artigos