EFEITO DA OFICINA DE CULINÁRIA SOBRE A ACEITAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ADICIONADOS DE BETERRABA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3046-3053

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a influência de oficinas de culinária sobre a aceitabilidade sensorial de produtos adicionados de beterraba entre crianças. Também, avaliar a composição físico-química dos produtos elaborados. MÉTODO: Participaram da pesquisa 52 crianças. Foram elaborados dois produtos, esfirra e Muffin com adição de beterraba. O estudo foi organizado nas seguintes etapas: Pré-Intervenção, os produtos foram analisados sensorialmente pelas crianças, sem participarem da oficina de culinária; Intervenção, os participantes elaboraram os produtos em oficinas de culinária; Pós-Intervenção, as crianças avaliaram novamente os produtos após participarem das oficinas. Os produtos também foram avaliados em relação à composição físico-química. RESULTADOS: A participação das crianças na oficina aumentou as notas da aceitabilidade (p<0,05) da esfirra para o aroma e para a aceitação global, sem diferença estatística entre os demais atributos (p>0,05). A Intervenção não apresentou influência (p>0,05) sobre a aceitação do Muffin. Os valores do Índice Aceitabilidade foram > 70%. A esfira foi o produto com maior teor de cinzas, proteína, carboidrato e calorias, enquanto o Muffin apresentou maior concentração de umidade e lipídio. CONCLUSÃO: A oficina de culinária é uma estratégia educativa eficaz para melhorar a aceitabilidade de produtos alimentícios adicionados de beterraba por crianças em idade escolar. Além disso, esses produtos apresentam um bom perfil nutricional, o que promove a oferta de alimentos mais saudáveis para esse público, contribuindo para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Biografia do Autor

Jennifer Araújo Balduino, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNICENTRO.

Lucia Ines Andreote Menik, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNICENTRO.

Tainá da Silva Fleming de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestrado em Biotecnologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Talita Alves Rodrigues da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Acadêmica do Curso de  Nutrição. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Elisvânia Freitas dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Docente do Curso de Nutrição. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Daiana Novello, Unicentro

Docente do Curso de Nutrição da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Araújo Balduino, J. ., Andreote Menik, L. I., da Silva Fleming de Almeida, T. ., Alves Rodrigues da Rocha, T. ., Freitas dos Santos, E. ., & Novello, D. (2023). EFEITO DA OFICINA DE CULINÁRIA SOBRE A ACEITAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ADICIONADOS DE BETERRABA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3046–3053. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3046-3053

Edição

Seção

Artigos