OS PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA E SUA IMPLICAÇÃO NA ODONTOPEDIATRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3316-3324

Resumo

Os primeiros 1.000 dias de vida compreendem desde o momento da concepção até os dois anos de idade da criança, sendo 270 dias da gestação mais 730 dias dos dois primeiros anos de vida. Também chamado de período de ouro, é considerado um período crucial para o crescimento e desenvolvimento infantil, pois trata-se de um período de ‘janela de oportunidades’, no qual é possível adotar hábitos e atitudes que irão influenciar o futuro do bebê. O presente trabalho buscou revisar na literatura estudos sobre condições nutricionais e práticas alimentares relacionadas aos principais agravos em saúde bucal que acometem gestantes e crianças nesse período de vida, além do impacto da odontopediatria nos primeiros mil dias. Foi realizada uma Revisão de Literatura Narrativa, com busca eletrônica nas principais base de dados: Scielo, Portal BVS, Pubmed e Google acadêmico. Foram utilizados os seguintes descritores: Nutrição infantil; Odontopediatria; Mil dias; Sistema estomatognático; Saúde materno-infantil (Child nutrition. Pediatric dentistry. thousand days. Stomatognathic system. Maternal and child health). Foram incluídos no estudo, artigos publicados em português e inglês entre os anos de 2015 e 2022.  Artigos não relacionados ao tema proposto e publicados anteriormente ao prazo proposto foram excluídos. Foi observado que a odontopediatra tem papel importante, não apenas no âmbito curativo e da orientação de higiene bucal, mas também, na formação de hábitos saudáveis no pré e pós-natal. Existem evidências de associação entre condições nutricionais e práticas alimentares e sua relação com agravos bucais nos mil dias, mas não consolidado na literatura.

Palavras-chave: Mil dias; Odontopediatria; Saúde materno-infantil.

Biografia do Autor

Vinícius Saraiva de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Graduando em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Vinicius Torres Baltazar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Graduando em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Geovanna de Castro Bizarria, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Emanuely Dias da Silva , Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Mateus de Melo Sousa , Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Graduando em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Eruska Maria de Alencar Tavares Norões, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestre e Especialista em Odontopediatria, Professora do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio-UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Saraiva de Alencar, V., Torres Baltazar, V., Bizarria, G. de C., Dias da Silva , E., de Melo Sousa , M., & de Alencar Tavares Norões, E. M. (2024). OS PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA E SUA IMPLICAÇÃO NA ODONTOPEDIATRIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3316–3324. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3316-3324

Edição

Seção

Artigos