ASPECTOS DE SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E CARACTERÍSTICAS LABORAIS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3157-3168

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar aspectos laborais, de saúde e atividade física de profissionais de Educação Física durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. A amostra foi constituída por 65 adultos recrutados por conveniência, por meio de formulário online para obtenção de dados clínicos e sociodemográficos. Análises descritivas incluíram média, desvio-padrão e percentuais. Os participantes apresentaram redução significativa no tempo de atividade física entre os períodos pré e durante a pandemia, além de relatar um aumento no tempo em que permanece sentado. Ocorreram associações significativas do aumento do tempo sentado e elevado comportamento sedentário com sintomas emocionais. Cerca de 40% dos participantes perderam o vínculo formal de trabalho na pandemia, 75% das academias e 80% dos personal trainers cancelaram suas atividades presenciais, além de mais de 70% da amostra ter a renda afetada negativamente. Identificou-se que o distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 causou impactos em aspectos laborais e de saúde dos participantes.

Biografia do Autor

Brandel José Pacheco Lopes Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor de Ensino Superior efetivo dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Chefe de Departamento do Departamento de Corpo e Movimento Humano da UEMG/Unidade Passos. Doutor em Gerontologia Biomédica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento (GPASE).

Gislaine Cristina-Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Educação Física ABI, Bacharelado e Licenciatura, sendo coordenadora do Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício (LaFE) e líder do Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (GPEN) na Unidade Acadêmica de Passos-MG. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo integrante e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Performance Humana (GPPH) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Possui experiência em Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Atletismo, Treinamento Desportivo e Nutrição Desportiva, atuando também em temas como: Desenvolvimento de Fadiga Neuromuscular, Estratégias de Treinamento Físico-Esportivo e Prescrição de Exercício, Estratégias Nutricionais, Mulheres e Ciclo Menstrual e Jovens Atletas.

Gabriela Baranowski-Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Ph.D em Psicologia pela University of Connecticut-CT-EUA e Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais-MG-BRASIL. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Experimental Anthropology Lab na University of Connecticut, os grupos de pesquisa do CNPq Caparaó- Grupo de Estudos sobre Natureza, GPASE- Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, LAPES - Laboratório de Pesquisas Pedagógicas e Socioculturais em Educação Física, LUCE -"Ludicidade, Cultura e Educação", OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e Pensando a Educação Física Escolar. Coordenadora do Projeto de Extensão interinstitucional e Canal do Youtube "Conexão Educação Física". Pesquisadora de atividades físicas e esportivas no tempo de lazer de praticantes e espectadores e suas múltiplas interfaces com a promoção da saúde, o espaço e a percepção, as políticas públicas e a sustentabilidade local, a educação. Investiga a interferência da sincronia e coordenação interpessoal no estabelecimento de conexões sociais e afiliação. Interessada na utilização de redes sociais e tecnologias para compreender o lazer de grupos sociais. Outros interesses: lazer em hospitais, lazer e grupos sociais (idosos), turismo, currículo e educação física escolar. BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA - PQ/UEMG2021.

Bruno de Freitas Camilo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Adjunto do curso de Educação Física vinculado ao Departamento de Corpo e Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. É líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento (GPASE/UEMG) e membro do(a): Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS); Sedentary Behaviour Research Network (SBRN); Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA/UFTM); Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (GPEN/UEMG); Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Esporte do Exercício Físico (GEPCEEX/UEMG). Possui doutorado em Atenção à Saúde (2021) e mestrado em Educação Física (2017) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM; especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2013) pelo Centro Universitário Tupy - CUT; e bacharelado e licenciatura em Educação Física (2009) pela Universidade de Itaúna - UIT. Dedica-se a estudos relacionados à atividade física, comportamento sedentário, envelhecimento, estado nutricional, doenças crônicas não transmissíveis e qualidade de vida.

Camila Rosa de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia (ênfase em cognição humana) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS. Dentre os meses de Dezembro de 2014 e Março de 2015 realizou estágio de doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, na Universidade de Coimbra, Portugal. É professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGP) da ATITUS Educação, o qual também atuou como coordenadora entre 2019-2023. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde (NICOGTEC). É membro do Grupo de Trabalho "Pesquisa em Avaliação Psicológica" da ANPEPP e afiliada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). É parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação Psicológica (SATEPSI) do Conselho Federal do Psicologia. Membro suplente do Comitê de Assessoramento (2022-2024) da área de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Atua nas áreas de avaliação psicológica e neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e realidade virtual, com enfoque em diferentes grupos clínicos e etapas do desenvolvimento. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir e Universidade de Coimbra) e nacionais (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade do Estado de Minas Gerais).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

José Pacheco Lopes Filho, B., Cristina-Souza, G., Baranowski-Pinto, G., de Freitas Camilo, B., & Rosa de Oliveira, C. (2023). ASPECTOS DE SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E CARACTERÍSTICAS LABORAIS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3157–3168. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3157-3168

Edição

Seção

Artigos