HEALTH ASPECTS, PHYSICAL ACTIVITY AND WORK CHARACTERISTICS OF PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONALS DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3157-3168

Abstract

The aim of this study was to verify work, health and physical activity aspects of Physical Education professionals during the Covid-19 pandemic. The sample consisted of 65 adults recruited by convenience through online form to obtain clinical and sociodemographic data. The participants showed a significant reduction in the time of physical activity between the periods before and during the pandemic and reported an increased sitting time. There were significant associations between increased sitting time and increased sedentary behavior with emotional symptoms. 40% of participants lost their formal jobs after the start of the pandemic, 75% of gyms and 80% of personal trainers canceled their face-to-face activities and more than 70% of the participants reported having their income negatively affected. It was identified that social distancing as a result of the Covid-19 pandemic caused impacts on labor and health aspects.

Author Biographies

Brandel José Pacheco Lopes Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor de Ensino Superior efetivo dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Chefe de Departamento do Departamento de Corpo e Movimento Humano da UEMG/Unidade Passos. Doutor em Gerontologia Biomédica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento (GPASE).

Gislaine Cristina-Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Educação Física ABI, Bacharelado e Licenciatura, sendo coordenadora do Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício (LaFE) e líder do Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (GPEN) na Unidade Acadêmica de Passos-MG. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo integrante e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Performance Humana (GPPH) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Possui experiência em Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Atletismo, Treinamento Desportivo e Nutrição Desportiva, atuando também em temas como: Desenvolvimento de Fadiga Neuromuscular, Estratégias de Treinamento Físico-Esportivo e Prescrição de Exercício, Estratégias Nutricionais, Mulheres e Ciclo Menstrual e Jovens Atletas.

Gabriela Baranowski-Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Ph.D em Psicologia pela University of Connecticut-CT-EUA e Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais-MG-BRASIL. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Experimental Anthropology Lab na University of Connecticut, os grupos de pesquisa do CNPq Caparaó- Grupo de Estudos sobre Natureza, GPASE- Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, LAPES - Laboratório de Pesquisas Pedagógicas e Socioculturais em Educação Física, LUCE -"Ludicidade, Cultura e Educação", OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e Pensando a Educação Física Escolar. Coordenadora do Projeto de Extensão interinstitucional e Canal do Youtube "Conexão Educação Física". Pesquisadora de atividades físicas e esportivas no tempo de lazer de praticantes e espectadores e suas múltiplas interfaces com a promoção da saúde, o espaço e a percepção, as políticas públicas e a sustentabilidade local, a educação. Investiga a interferência da sincronia e coordenação interpessoal no estabelecimento de conexões sociais e afiliação. Interessada na utilização de redes sociais e tecnologias para compreender o lazer de grupos sociais. Outros interesses: lazer em hospitais, lazer e grupos sociais (idosos), turismo, currículo e educação física escolar. BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA - PQ/UEMG2021.

Bruno de Freitas Camilo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Adjunto do curso de Educação Física vinculado ao Departamento de Corpo e Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. É líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento (GPASE/UEMG) e membro do(a): Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS); Sedentary Behaviour Research Network (SBRN); Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA/UFTM); Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (GPEN/UEMG); Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Esporte do Exercício Físico (GEPCEEX/UEMG). Possui doutorado em Atenção à Saúde (2021) e mestrado em Educação Física (2017) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM; especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2013) pelo Centro Universitário Tupy - CUT; e bacharelado e licenciatura em Educação Física (2009) pela Universidade de Itaúna - UIT. Dedica-se a estudos relacionados à atividade física, comportamento sedentário, envelhecimento, estado nutricional, doenças crônicas não transmissíveis e qualidade de vida.

Camila Rosa de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia (ênfase em cognição humana) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS. Dentre os meses de Dezembro de 2014 e Março de 2015 realizou estágio de doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, na Universidade de Coimbra, Portugal. É professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGP) da ATITUS Educação, o qual também atuou como coordenadora entre 2019-2023. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde (NICOGTEC). É membro do Grupo de Trabalho "Pesquisa em Avaliação Psicológica" da ANPEPP e afiliada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). É parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação Psicológica (SATEPSI) do Conselho Federal do Psicologia. Membro suplente do Comitê de Assessoramento (2022-2024) da área de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Atua nas áreas de avaliação psicológica e neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e realidade virtual, com enfoque em diferentes grupos clínicos e etapas do desenvolvimento. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir e Universidade de Coimbra) e nacionais (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade do Estado de Minas Gerais).

Published

2023-12-31

How to Cite

José Pacheco Lopes Filho, B., Cristina-Souza, G., Baranowski-Pinto, G., de Freitas Camilo, B., & Rosa de Oliveira, C. (2023). HEALTH ASPECTS, PHYSICAL ACTIVITY AND WORK CHARACTERISTICS OF PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONALS DURING THE COVID-19 PANDEMIC. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3157–3168. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3157-3168

Issue

Section

Artigos