TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EAD: A PRODUÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3455-3465

Resumo

Este artigo analisou, com base na teoria das representações sociais e evocação de palavras, descritores dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) desenvolvidos no curso de especialização para o então Programa Mais Médicos. Foi incluído 2.577 TCC’s, produzidos por médicos que cursavam a especialização em atenção básica da UNA-SUS/UFMA, resultando em 7.731 descritores analisados. Todos os descritores submetidos à harmonização lexicográfica conforme os descritores em ciências da saúde (DeCS). Os dados foram examinados com o software EVOC® utilizando a técnica de quatro quadrantes de Vergés, sendo estabelecida uma frequência mínima de evocação igual a 2, e ponto de corte a metade da frequência da forma de maior ocorrência. O descritor “Hipertensão” representou o termo de maior importância citado. No núcleo periférico 3, pode-se observar que “Diabetes Mellitus”, “Gravidez” e “Saúde do adolescente”, também aparecem como questões importantes no contexto da Atenção Básica. Nos demais núcleos do sistema periférico pode-se notar que existem vários descritores que representam situações frequentes, porém menos importantes para os sujeitos.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Melo da Rocha, G., Bernardes Monier, E., Vieira da Silva Brasil, G. ., Figueiredo de Oliveira, A. E., & Oliveira Pinho, J. R. (2024). TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EAD: A PRODUÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3455–3465. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3455-3465

Edição

Seção

Artigos