SÍFILIS NA GESTAÇÃO E A ATUAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS NOS ANOS 2015-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3445-3454

Resumo

O artigo visa analisar a atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos casos de sífilis gestacional em Maceió, Alagoas. Método - estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa que avaliou 515 gestantes notificadas no Sinan entre 2015 e 2020. O tratamento se deu por meio de estatística descritiva dos dados dos sistemas de informação em saúde e a correlação de Spearman foi aplicada como teste estatístico com o propósito de verificar a relação entre cobertura da ESF e coeficientes de incidência de SG, bem como cobertura da ESF e as taxas dos dados de aspectos clínicos e sociais no cuidado pré-natal por cada ano do estudo. Resultados - observou-se um aumento crescente na incidência de 2,12 para 8,97 casos/1000NV. A raça/cor principal foi a parda e a faixa etária entre 20 e 29 anos. A forma clínica predominante foi a primária (37,28%) e o tratamento foi considerado inadequado. Assim, aponta-se fragilidades na atuação da ESF nos casos de sífilis na gestação quanto à adequação do cuidado PN. A iniciação tardia do cuidado e o tratamento inadequado, poderiam ter sido sanados com o manejo oportuno da gestante.

Biografia do Autor

Vanessa Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Saúde da Família (UFAL/FIOCRUZ). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Atualmente é enfermeiro estatutário - Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. 

Josineide Francisco Sampaio, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (1993), Especialização em Ciências Sociais (1994), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/FIOCRUZ (2013). Atualmente é Professora Adjunta IV, com dedicação exclusiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - FAMED/UFAL. É coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado Profissional em Rede da Saúde da Família - ProfSaúde/FIOCRUZ/ABRASCO/FAMED/UFAL e atua como  professora permanente no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES/FAMED/UFAL. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando na área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde, Direito e Saúde, Ensino na Saúde, Educação em Saúde e Promoção da Saúde.

Lorena Sousa Soares, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), mestre em Enfermagem pela UFPI (2014) e doutora em Enfermagem pela UFPI (2018). Professora adjunta nível I do curso de Medicina (Módulo de Atenção Primária em Saúde) e do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família (RMSF) do campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFDPar. Atua desde 2011 na assistência em amamentação e no manejo de intercorrências. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Saúde do neonato e da criança, com ênfase em amamentação e intercorrências; Ética e Bioética em Saúde e Saúde do Trabalhador. 

Michael Ferreira Machado, Universidade Federal de Alagoas

Sanitarista. Professor de Saúde Coletiva, no Curso de Medicina, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor e Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado pela Universidade Federal de Alagoas, realizou mobilidade internacional na Universidade do Porto (Portugal). Coordena o Núcleo de Estudos em Medicina Social e Preventiva- CNPq/UFAL. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (ProfSaúde - UFAL/FIOCRUZ/ABRASCO). Representante da UFAL na CIES/AL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Territórios, Modelagens e Práticas em Saúde da Família (CNPq - FIOCRUZ). Filiado à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Integrante da Rede Brasileira de Educação e Trabalho em Saúde e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. É colaborador- voluntário da Amnistia Internacional (Portugal) e da Escola de Saúde Pública de Pernambuco. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: Equidade e Políticas Públicas de Saúde; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde Materno-infantil.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Almeida do Nascimento, V. ., Francisco Sampaio, J., Sousa Soares, L., & Ferreira Machado, M. (2024). SÍFILIS NA GESTAÇÃO E A ATUAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS NOS ANOS 2015-2020. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3445–3454. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3445-3454

Edição

Seção

Artigos