O REVERSO DA RESISTÊNCIA: UM RECURSO TERAPÊUTICO

Autores

  • João Luiz da Silva Neto Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA
  • Ilídia Martins Juras

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1768-1774

Resumo

A Resistência é um fenômeno universal, impessoal e inconsciente. Só atua em uma direção: de baixo para cima, isto é, quando a pessoa está empreendendo uma ação de desenvolvimento pessoal, psicológico, espiritual. A Resistência manifesta-se de inúmeras maneiras, sempre contrariamente ao desenvolvimento humano.  É o que se verifica no complexo de Jonas. Tendo como referencial teórico a Psicologia Transpessoal, com ênfase na Abordagem Integrativa Transpessoal, composta pela Dra. Vera Saldanha, este artigo tem o objetivo de demonstrar como a Resistência pode ser aproveitada a favor do trabalho de autorrealização. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, especificamente a revisão bibliográfica. O resultado do trabalho evidencia que, se bem compreendida, a Resistência poderá ser aproveitada a favor do processo de autorrealização, tanto pelo terapeuta, em sua prática clínica, quanto pelo homem comum, no seu trabalho pessoal.

Biografia do Autor

João Luiz da Silva Neto, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA

Psicólogo, pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão-PE. Especialista em Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica, pela faculdade ESUDA (Recife-PE); concluinte da Pós-graduação Online em Psicologia Transpessoal – ênfase na Abordagem Integrativa Transpessoal-AIT (Especialização), pelo Instituto Vera Saldanha (Campinas-SP / ALUBRAT). Docente do Departamento de Psicologia e Supervisor da Clínica de Abordagem Psicanalítica do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão-PE. Constelador Familiar, pela UNIPAZ (Recife-PE).

Ilídia Martins Juras

Bióloga, Mestre em Oceanografia Biológica e Doutora em Ciências (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo; especialista em Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa Transpessoal, pela ALUBRAT/Faculdade Vicentina.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

da Silva Neto, J. L., & Martins Juras, I. (2023). O REVERSO DA RESISTÊNCIA: UM RECURSO TERAPÊUTICO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 10(3), 1768–1774. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1768-1774

Edição

Seção

Artigos