DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA QUALIDADE DAS NASCENTES DA APA DO MARACANÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2984-2995

Resumo

No município de São Luís-MA convém destacar a bacia do Bacanga, com destaque para a sub- bacia do Maracanã, onde está inserida a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, que está sendo bastante impactada pela ação antrópica. O objetivo foi avaliar a qualidade da água e da mata ciliar das nascentes da APA do Maracanã. A área de estudo localiza-se na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, as amostras foram coletadas em cinco pontos da água das nascentes nos meses de maio, julho e setembro de 2021. Foram analisadas os parâmetros físico-químicas das amostras,temperatura da água, turbidez, condutividade, pH, salinidade, nitrito, nitrato, sólido total dissolvido, fosforo total, dureza/CaCo3, Mg e oxigênio dissolvido, medido no equipamento Sonda Multiparâmetro da marca HORIBA/ U50 e as análises bacteriológicas foram realizadas pelo método do COLItest. Para análise estatística foi feita a Análise de Componentes Principais (PCA) dos parâmetros físico-químicos. Os resultados dos parâmetros físico-químicos observados, mostram variações de pH encontrados na média dos seis pontos com seus desvios padrões nos três meses, o menor e maior valor encontrados foram de 3,35±0,67 no mês de setembro e 7,97±0,14 em maio. Os valores das análises microbiológicas da água da APA, especificamente das bactérias termotolerantes, mostram alterações nos pontos amostrados os valores foram 3,7x105 e 9,70x105 UFC/mL de mês de maio respectivamente. Entretanto os resultados obtidos para os parâmetros físicos e químicos do fósforo, magnésio, cálcio, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio permaneceram nos limites máximos permitidos pelo CONAMA nº 357/05. Estes resultados encontrados podem comprometer as nascentes e impactar o recurso natural da APA do maracanã.

Palavras-chave: Proteção; Água; Parâmetros.

 

Biografia do Autor

Sandra Regina Gusmão da Hora, Universidade CEUMA

Possui graduação em Ciências Humanas - Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia - UFMA (2008). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Secretaria de Educação de São Luís - MA

Ana celia Almeida Ferraz, Universidade CEUMA

Possui graduação de Bacharel em Direito pela Universidade Ceuma (2013) e Bacharel em Tecnólogo em Informática pela Universidade Ceuma (2003). Especialista em Sistemas e Tecnologias avançadas em internet e intranet, pela Universidade Ceuma (2007). Pós graduanda em Direito do Trabalho, pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2022). Pós graduanda Ciências Criminais, pela Universidade Ceuma e Pós graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela, Universidade Ceuma. Mestra em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma (2020). Já trabalhei como docente no curso de Ciências Contábeis, administrando a disciplina de Metodologia Científica; docente pelo Cebetec na disciplina de Direito e Administração, pela Universidade Ceuma. Atualmente é Assessora da pró-reitoria de pós graduação da Universidade Ceuma. Atuo como professora no curso de extensão de Hematologia Clínica na Universidade Ceuma, lecionando a disciplina de Metodologia Científica e como professora da Faculdade Supremo Redentor - FACSUR do curso de Direito lecionando disciplinas de Teoria Geral do Processo, Prática de Extensão e Temas Jurídicos.

Augusto Hipolito Chagas Freato, Universidade CEUMA

Graduando em de  Medicina, da Universidade Ceuma, aluno de iniciaççao cientifica, com parametros  microbiologicos em area degradada e fisico quimica em água e sedimento de manguezal. Participantes em liga academica de cardiologia médica e  conhecimento em projeto  em educação ambiental.

Laura Torres, Universidade CEUMA

Possui Graduação em Ciências - Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2008) e graduação em DIREITO pela Faculdade Estácio de São Luís (2012). Atualmente é professora - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PENALVA MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicaso. Mestranda em Mestrado de Meio Ambiente-Universidade Ceuma.

Ronald da Silva de Jesus da Silva de Jesus, Universidade CEUMA

Graduado em Biomedicina, pelo Centro Universitário UNDB. Mestrando em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA. Durante a graduação foi monitor das disciplinas Anatomia Humana, Análises Microbiológicas e Ambientais e Fisiopatologia das Doenças Infecciosas da UNDB. Foi membro fundador da LADIP - Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Centro Universitário UNDB. Atuou como estagiário na BIOFÓRMULA - Farmácia de Manipulação, no Setor de Conferência e foi professor bolsista no Centro Maranhense de Idiomas e Cultura - CEMIC. Possui interesse nas áreas de: Saúde e Meio Ambiente (Subáreas: Microbiologia, Parasitologia, Educação Ambiental, Saneamento Básico).

Eduardo Henrique , Universidade CEUMA

Possui graduação em Oceanografia (2012) e mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (2014) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é professor da Universidade Ceuma e pesquisador no Laboratório de Limnologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e de bacias, poluição e qualidade da água, eutrofização, fitoplâncton e bioindicadores.

Maria Raimunda Chagas Silva, Universidade CEUMA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1999), Formação pedagógica, Licenciatura em Química pela Instituto de Ensino Superior Franciscano ( 2017), Especialização Educação Ambiental e Recursos Hídrico pela EESC-CRHEA/USP ( (2001) mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos (2006).Works Mission- Pós- Doutorado: Projeto Desenvolvido no Departamento de Solo Qualitativo, Wageningen University Holanda (2010).Desenvolve de Projeto de Pesquisa e atualmente consultora ADHOC na FAPEMA e CNPQ e Avaliadora da revista CERES e Revista Ciências Exatas e Naturais e RENEFARA. Atualmente é Professora e Pesquisadora ( Mestrado Meio Ambiente da Universidade Ceuma ) e os Cursos de Engenharia Ambiental e Cívil Produção, Farmácia, Nutrição,Biomedicina. Medicina (linha de pesquisa: gestão ambiental e Politica e Saúde e Meio Ambiente) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Metais - Traços e Química Ambiental e identificação microbiológicas e parasitas em areia e água na zona costeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: Água potável, águas subterrâneas, microbiologia do solo e água , efluente , alimentos, bromatologia, resíduos sólidos e sedimentos, herbicidas , solo, educação ambiental e bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Gusmão da Hora, S. R., Almeida Ferraz, A. celia, Chagas Freato, A. H., Pinheiro Gaspar Silva Torres, L. . E., da Silva de Jesus, R. da S. de J., Costa Rodrigues, E. H. C. R., & Silva, M. R. C. (2023). DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA QUALIDADE DAS NASCENTES DA APA DO MARACANÃ . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2984–2995. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2984-2995

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)