ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O ENSINO DAS ARBOVIROSES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS REGIÕES DE PERNAMBUCO

Autores

  • Maira Judith Azevedo Callou UNICEUMA
  • Maria Carvalho Araújo 2- Laboratório de Microbiologia Ambiental, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil
  • Débora Maria Nascimento Silva 2- Laboratório de Microbiologia Ambiental, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil
  • Ana Célia Almeida Ferraz 2- Laboratório de Microbiologia Ambiental, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil
  • Adrielle Zagmignan 2- Laboratório de Microbiologia Ambiental, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil
  • Rita de Cássia Miranda de Mendonça 2- Laboratório de Microbiologia Ambiental, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil
  • Luís Cláudio Nascimento da Silva 1- Laboratório de Patogenicidade Microbiana, Universidade CEUMA, São Luís 65075-120, MA, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2953-2962

Resumo

Este trabalho realizou um estudo comparativo da percepção de profissionais do ensino fundamental, que atuam em duas regiões do estado de Pernambuco (Região Metropolitana de Recife, RMR; e Microrregião de Salgueiro, MRS), sobre o ensino e combate das arboviroses no contexto escolar. Após a aprovação pelo comitê de ética, foram enviados questionários eletrônicos para coleta dos dados demográficos, saberes e fazeres no âmbito do ensino das arboviroses para profissionais. Em geral, os profissionais apresentaram dificuldades em identificar corretamente as doenças causadas por mosquitos e, especificamente, as arboviroses. No entanto, foi observado um maior número de acertos na questão sobre arboviroses nos profissionais da MRS, o que se correlacionou uma maior percepção sobre a contribuição da sua formação para o ensino das arboviroses (p< 0.05). Os profissionais da MRS também reportaram menos potenciais focos de criação de mosquitos, e uma maior percepção do trabalho dos agentes de endemia e do Programa de Saúde na Escola (p< 0.05). Os dois grupos destacaram a ausência de formações continuadas nas escolas em que atuam, bem como um déficit na disponibilidade de materiais didáticos. Em adição, mais profissionais da MRS relataram que suas escolas promoveram ‘Oficinas e/ou palestras’ (Χ2= 9,109; P= 0,0025), ‘Projetos de ciências’ (Χ2= 4,864; P= 0,0274). O trabalho permitiu conhecer os maiores desafios encontrados pelos docentes no âmbito do ensino das arboviroses, permitindo assim a proposição de ações (aperfeiçoamentos, desenvolvimento de novos materiais didáticos, etc.) para que eles possam ser agentes de prevenção e combate às arboviroses.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Azevedo Callou, M. J., Carvalho Araújo, M., Nascimento Silva, D. M., Almeida Ferraz, A. C., Zagmignan, A., Miranda de Mendonça, R. de C., & Nascimento da Silva, L. C. (2023). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O ENSINO DAS ARBOVIROSES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS REGIÕES DE PERNAMBUCO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2953–2962. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2953-2962

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