ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PALMEIRANDIA-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2171-2178

Resumo

Para cumprir o padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde, a água para o consumo deve atender a parâmetros físico-químicos, microbiológicos e radioativos sem que cause risco à saúde. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água distribuída na sede do município de Palmeirândia no estado do Maranhão. Foram coletadas 3 amostras em diferentes pontos de abastecimento antes e 3 amostras após o tratamento. Avaliou-se os parâmetros físico-químicos (pH, condutividade, cor e odor) e microbiológicos: coliformes totais e coliformes termotolerantes através da técnica de tubos múltiplos, contagem de bactérias heterotróficas pela técnica de pour plate e, contagem de fungos por spread plate. Para a realização das análises utilizou-se os testes estabelecidos na Portaria de Consolidação nº 5/2017. Nas análises microbiológicas detectou-se ausência de crescimento nos caldos Verde Brilhante e E.C., indicando que não haver presença de microrganismos do grupo coliformes e termotolerantes, logo, dentro dos padrões determinados pela legislação. Na contagem de bactérias heterotróficas, observou-se redução do número de colônias após o tratamento em todas as amostras, exceto na amostra 1, que revelou valor acima do padrão. Na contagem de fungos foram detectadas colônias, entretanto, não foi realizada avaliação da patogenicidade. Deste modo, conclui-se que as amostras analisadas apresentaram valores dentro do limite estabelecido para pH. Em relação a condutividade, todas estavam fora do padrão. Quanto a cor, todas as amostras analisadas apresentaram-se límpidas e, para o odor, todas as amostras mostraram-se inodoras.

Palavras-chave: Água Potável; Controle de Qualidade; Coliformes.

Biografia do Autor

Margareth Santos Costa Penha , Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luís, Maranhão

Mestranda do Programa Biologia Microbiana do Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) Mestranda do PROFEPT-IFMA (Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) Farmacêutica graduada pelo Instituto Florence de Ensino Superior. Técnica em laboratório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante dos Laboratório: Processamento da Informação Biológica (PIB) saúde, Laboratório de Processamento de Saúde (LAPS) Laboratório de Microbiologia Clínica (LabMic) Laboratório de microbiologia de Alimentos (LabMical) Experiência nas análises clínica, pesquisa, ensino e extensão.

Naruna Aritana Costa Melo, Universidade Estadual do Maranhão, PPG em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, Caxias, Maranhão

Graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2016), onde atuou como integrante da Liga Acadêmica de Nutrição em Diabetes e Hipertensão - LANDH/CEST (2013 a 2016). Possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela Faculdade Laboro (2019) e mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA/PPGBAS (2023). Pesquisadora nos Laboratório de Processamento da Informação Biológica (PIB) e Laboratório de Genética e Biologia Molecular (GENBIMOL) com enfâse nas áreas de doenças crônicas não transmissíveis e polimorfismo genético. Possui experiência em responsabilidade técnica de curso técnico e em estágio supervisionado de Nutrição Social.

Jalila Andréa Sampaio Bittencourt, Universidade Federal do Maranhão, PPG em Biotecnologia/RENORBIO, São Luís, Maranhão

Doutoranda em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) ponto focal UFMA desde 2022. Mestra em Saúde do Adulto pela UFMA desde 2021. Pós-graduada em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos pela IPOG desde 2020. Graduada em Nutrição Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão desde 2018. Especialista em Logística Portuária pela UFMA desde 2016. Graduada em Tecnologia em Petróleo e Gás pela Universidade Ceuma desde 2014. Pós-graduanda em Nutrição Baseada em Evidência: Low Carb para saúde e prática esportiva (EAD) pela FAVENI. Pós-graduanda em Docência do ensino superior em nutrição (EAD) pela FAVENI. Desenvolveu projeto tecnológico de catálise para biodiesel, desenvolveu projeto tecnológico de fármaco para tratamento de câncer. Participou de Liga Acadêmica sobre Segurança e Contaminação Alimentar, participou do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/ Pet-Saúde/GraduaSUS. Participou de pesquisa sobre excesso de peso e obesidade em adolescentes de escolas públicas de São Luís do Maranhão. Participa de projeto com portadores de Doença Renal Crônica, intitulado: Predição da Doença Renal Crônica Utilizando Redes Neurais Artificiais. Foi integrante do Grupo de Pesquisa em Reabilitação, Exercício e Movimento - REMOVI/UFMA com ênfase na Biodinâmica do movimento. É Integrante do Laboratório de Processamento de Informação Biológica - PIB/UFMA, com destaque no estudo do Sistema Nervoso Autônomo e doenças cardiovasculares (Engenharia Biomédica). Trabalhou com nutrição hospitalar no enfrentamento da covid-19 no Hospital de Campanha de São Luís. Em 2022, atuou como docente no curso de Estética da Faculdade Florence ministrando a disciplina de Nutrição Aplicada à Saúde. Atua como pesquisadora, logo, possui algumas publicações dentro da linha de pesquisa que atua, tais como artigos científicos, capítulos de livros, resumos em anais e patentes de software. Atua ainda como nutricionista clínica em assessoria nutricional e em home care pelas empresas Multi Cuidados e Pionner. Ademais, recentemente foi convocada para compor o quadro docente do IEMA Pleno São Luís ministrando às disciplinas Nutrição e Restrições Alimentares e Ambientação Profissional no Curso Técnico em Gastronomia, além de integrar como tutora compondo às metodologias de êxito da Parte Diversificada do Currículo.

Elian Chaves Ribeiro, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luís, Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2007), especialização em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Federal do Maranhão(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Laboratório de Analises clínicas pelo Centro de Ensino Gonçalves Dias(1995). Atualmente é Técnico Administrativo em área da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Microbiologia.

Joicy Cortez de Sá Sousa, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luís, Maranhão

Pesquisadora multidisciplinar, com experiência em pesquisa de interesse biotecnológico (bioprospecção de novos fármacos com potencial terapêutico) e análises histopatológicas. Formada em Medicina Veterinária (UFRA - 2008), Mestre em Ciência Animal (UEMA - 2011) e Doutora em Biotecnologia (RENORBIO-UFMA - 2015). Técnica de Laboratório - CCBS/DEFAR/UFMA. Docente vinculada ao Programa de pós-graduação em Biologia Microbiana e Graduação - UNICEUMA, orientando alunos e lecionando disciplinas que têm a citologia, histopatologia e as doenças parasitárias e, suas diferentes interfaces como eixo principal.

Andrea de Souza Monteiro, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luís, Maranhão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora de adjunta e pesquisadora da Universidade Ceuma. Atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação molecular de genes relacionados à de beta-lactamases por LAMP e PCR convencional, avaliação do stress oxidativo induzido por de compostos antimicrobianos em células bacterianas e fúngicas; estudos de Inibição da formação de biofilmes utilizando compostos ativos de superfície produzidos por micro-organismos, desenvolvimento de lipossomas contendo substâncias bioativas para o controle de crescimento de micro-organismos patogênicos . 

Nilviane Pires Silva Sousa, Faculdade Florence, Curso de Farmácia, São Luís, Maranhão

Pós-Doutoranda em Engenharia Biomédica (PPGEE/UFMA) sob orientação do Prof. Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho. Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO/UFMA. Mestre em Saúde do Adulto e da Criança - UFMA. Graduação em Farmácia- UFMA. Docente do ensino superior. Pesquisadora do Laboratório de Processamento da Informação Biológica - UFMA. Foi bolsista e voluntária de Iniciação cientifica UFMA/FAPEMA no período de 2010 a 2015. Atuou como voluntária no Programa de Fitoterapia da UFMA. Área de atuação: Epidemiologia, sistemas inteligentes, doenças crônicas não transmissíveis e infecciosas.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Moreira Costa, S., Santos Costa Penha , M., Costa Melo, N. A., Sampaio Bittencourt, J. A., Chaves Ribeiro, E., Cortez de Sá Sousa, J., de Souza Monteiro, A., & Pires Silva Sousa, N. (2023). ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PALMEIRANDIA-MA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2171–2178. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2171-2178

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)