ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POÇOS ARTESIANOS DAS PROPRIEDADES RURAIS DE PORTO RICO DO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2846-2852

Resumo

A água para o uso humano deve atender a parâmetros físico-químicos, microbiológicos e radioativos não causar nenhum tipo de risco à saúde, para cumprir o padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde do Brasil. O objetivo deste trabalho foi realizar a análise microbiológica da água de poços artesianos do município de Porto Rico no estado do Maranhão. Tratou-se de uma pesquisa de campo e descritiva com abordagem quantitativa. Foram coletadas amostras de poços na sede do munícipio e nos povoados de Rio Grande, Rabeca e Catiaua. Utilizou-se os testes estabelecidos na Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde para as análises microbiológicas: coliformes totais e coliformes termotolerantes através da técnica de tubos múltiplos, contagem de bactérias heterotróficas pela técnica de  pour plate e contagem de fungos por spread plate. Como resultados detectou-se a presença de crescimento microbiano no caldo Lauryl para todas asmostras, no caldo Verde Brilhante para as amostras coletadas nos povoados Rio Grande e Catiaua, indicando a presença de bactérias do grupo coliformes totais. Para o caldo Escherichia Coli (EC), todas as amostras estavam negativas, exceto a do povoado Rio Grande, estando fora dos padrões determinados pela legislação. Na contagem de bactérias heterotróficas observou-se que houve crescimento acima do permitido pela legislação para todas amostras. No método de spread plate foi detectado o crescimento de colônias de fungos em todas as amostras. Desta forma conclui-se que, as amostras apresentaram valores fora dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº 5/2017.

Biografia do Autor

Alef Leandro do Rosário Louzeiro , Faculdade Florence, Curso de Farmácia São Luís, Maranhão

Formado em Farmácia pela Faculdade Florence. 

Margareth Santos Costa Penha, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luis, Maranhão

Mestranda do Programa Biologia Microbiana da Universidade Ceuma, Mestranda do PROFEPT-IFMA (Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica), Farmacêutica graduada pelo Instituto Florence de Ensino Superior. Técnica em laboratório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante dos Laboratório: Processamento da Informação Biológica (PIB) saúde, Laboratório de Processamento de Saúde (LAPS) Laboratório de Microbiologia Clínica (LabMic) Laboratório de microbiologia de Alimentos (LabMical).

Naruna Aritana Costa Melo, Universidade Estadual do Maranhão, PPG em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, Caxias, Maranhão

Graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2016). Possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela Faculdade Laboro (2019) e mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA/PPGBAS (2023). Pesquisadora nos Laboratório de Processamento da Informação Biológica (PIB) e Laboratório de Genética e Biologia Molecular (GENBIMOL) com enfâse nas áreas de doenças crônicas não transmissíveis e polimorfismo genético. 

Jalila Andréa Sampaio Bittencourt, Universidade Federal do Maranhão, PPG em Biotecnologia/RENORBIO, São Luís, Maranhão

Doutoranda em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) ponto focal UFMA desde 2022. Mestra em Saúde do Adulto pela UFMA desde 2021. Pós-graduada em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos pela IPOG desde 2020. Graduada em Nutrição Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão desde 2018. Especialista em Logística Portuária pela UFMA desde 2016. Graduada em Tecnologia em Petróleo e Gás pela Universidade Ceuma desde 2014. Pós-graduanda em Nutrição Baseada em Evidência: Low Carb para saúde e prática esportiva (EAD) pela FAVENI. Pós-graduanda em Docência do ensino superior em nutrição (EAD) pela FAVENI. Desenvolveu projeto tecnológico de catálise para biodiesel, desenvolveu projeto tecnológico de fármaco para tratamento de câncer. Participou de Liga Acadêmica sobre Segurança e Contaminação Alimentar, participou do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/ Pet-Saúde/GraduaSUS. Participou de pesquisa sobre excesso de peso e obesidade em adolescentes de escolas públicas de São Luís do Maranhão. Participa de projeto com portadores de Doença Renal Crônica, intitulado: Predição da Doença Renal Crônica Utilizando Redes Neurais Artificiais. Foi integrante do Grupo de Pesquisa em Reabilitação, Exercício e Movimento - REMOVI/UFMA com ênfase na Biodinâmica do movimento. É Integrante do Laboratório de Processamento de Informação Biológica - PIB/UFMA, com destaque no estudo do Sistema Nervoso Autônomo e doenças cardiovasculares (Engenharia Biomédica).

Elian Chaves Ribeiro, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luis, Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2007), especialização em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Federal do Maranhão(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Laboratório de Analises clínicas pelo Centro de Ensino Gonçalves Dias(1995). Atualmente é Técnico Administrativo em área da Universidade Federal do Maranhão.

Priscila Soares Sabbadini, Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luis, Maranhão

Pós-doutora em Ciências Médicas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PNPD-CAPES/UERJ, 2010-2013), Doutora em Microbiologia (UERJ-2010), Mestre em Bacteriologia Clínica (UERJ-2006) e Bacharel em Ciências Biológicas/Modalidade Médica - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2000), com habilitação em Parasitologia. Possui Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados - Biologia (Universidade Cruzeiro do Sul-2022). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Ciências Biomédicas da Universidade CEUMA/Maranhão - UNICEUMA, professora do Curso de Mestrado Acadêmico em Biologia Microbiana, professora das disciplinas Bacteriologia Clínica, Bacteriologia e Virologia e Biossegurança e Introdução ao Laboratório do curso de graduação em Biomedicina e de Microbiologia do curso de graduação em Enfermagem - UNICEUMA. É pequisadora colaboradora da Bactolac, docente colaboradora no programa de Pós-Graduação em Microbiologia da UERJ e docente dos seguintes cursos de especialização da UNICEUMA: Microbiologia Clínica e Ambiental, Diagnóstico por imagem e Biomedicina estética. Foi docente colaboradora no Programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede BIONORTE, professora permanente dos Cursos de Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (2013-2018) e Mestrado Acadêmico em Biologia Parasitária da UNICEUMA (2011-2017) e Bolsista Produtividade em Pesquisa (FAPEMA, 2016-2017, 2014-2016). É consultora Ad Hoc do Comitê Assessor Técnico-Científico da FAPEMA e da FACEPE.

Joicy Cortez de Sá Sousa , Universidade Ceuma, PPG em Biologia Microbiana, São Luis, Maranhão

Pesquisadora multidisciplinar, com experiência em pesquisa de interesse biotecnológico (bioprospecção de novos fármacos com potencial terapêutico) e análises histopatológicas. Formada em Medicina Veterinária (UFRA - 2008), Mestre em Ciência Animal (UEMA - 2011) e Doutora em Biotecnologia (RENORBIO-UFMA - 2015). Técnica de Laboratório - CCBS/DEFAR/UFMA. Docente vinculada ao Programa de pós-graduação em Biologia Microbiana e Graduação - UNICEUMA, orientando alunos e lecionando disciplinas que têm a citologia, histopatologia e as doenças parasitárias e, suas diferentes interfaces como eixo principal.

Luís Henrique Bastos Gonçalves, Universidade Ceuma, Especialização em Microbiologia Clinica e Ambiental, São Luís, Maranhão

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (1992). Possui Especializações em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1996) e em Micologia pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Possui também Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2003). Atualmente é Bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís - Maranhão, Professor do Curso de Especialização em Microbiologia da Universidade CEUMA, Professor do Curso de Especialização em Análises Clinicas da Faculdade INESP promovido pela Sociedade Brasileira de Citologia Clinica (SBCC), Professor da Graduação do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior - IFES. Tem experiência na área de Análises Clínicas, com ênfase em Microbiologia Clínica. Durante 28 anos atuou como Bioquímico no Laboratório Gaspar (São Luís - MA) onde trabalhava no Setor de Microbiologia.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Leandro do Rosário Louzeiro , A., Santos Costa Penha, M., Aritana Costa Melo, N., Andréa Sampaio Bittencourt, J., Chaves Ribeiro, E., Soares Sabbadini, P., Cortez de Sá Sousa , J., & Henrique Bastos Gonçalves, L. (2023). ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POÇOS ARTESIANOS DAS PROPRIEDADES RURAIS DE PORTO RICO DO MARANHÃO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2846–2852. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2846-2852

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)