LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ellen Laís Silva de Melo Lima Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Kaysa Suassuna Lacerda Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Ana Paula Pimentel Cassilhas Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes
  • Caíque Silveira Martins da Fonseca Faculdade dos Palmares

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp2055-2062

Resumo

A liderança está diretamente relacionada ao enfrentamento dos desafios encontrados no trabalho em equipe necessário para o exercício das profissões de saúde no cotidiano. A importância da liderança é reforçada ao se observar o despreparo dos profissionais “líderes acidentais” e a sub-representação social nestes cargos. Além disso, a preocupação com uma cultura de bem-estar profissional e a saúde do paciente é presente nas organizações de saúde. Por outro lado, a literatura sobre liderança no âmbito na formação dos profissionais de saúde pode se apresentar de forma limitada. Dessa forma, torna-se indispensável trazer para a discussão a influência da liderança como agente essencial para educação médica. Assim, objetivou-se analisar criticamente o papel da liderança na construção do currículo médico e suas implicações na gestão de serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa baseada em estudos que investigaram a importância da liderança para o aperfeiçoamento da educação médica nos últimos cincos anos. A análise dos artigos selecionados evidenciou que as habilidades de liderança favorecem parcerias com mentores e atuação em projetos. Um líder eficaz contribui na boa gestão e mantém um bom relacionamento, comunicação assertiva e melhor assistência. A ausência de implementação de políticas inclusivas ainda é uma realidade, porém as mulheres já são consideradas líderes emergentes.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

Laís Silva de Melo Lima, E., Suassuna Lacerda, K., Paula Pimentel Cassilhas, A., & Silveira Martins da Fonseca, C. (2023). LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 2055–2062. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp2055-2062

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)