A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A OPINIÃO DO USUÁRIO NOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3948-3954Resumo
O objetivo desse artigo foi analisar as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) na satisfação dos usuários no processo de trabalho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Trata-se de estudo quantitativo, analítico, transversal e exploratório, baseado em dados secundários do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas, 2º ciclo. O desfecho deste estudo é baseado em uma sequência de três verificações lógicas, apoiadas na literatura, sobre o impacto das ações de EPS no processo de trabalho do CEO intimamente relacionados às pessoas usuárias. O valor estatístico mais robusto desse artigo aponta que as ações de Educação Permanente em Saúde originadas da organização municipal aumentam as chances dos usuários atribuírem valores positivos sobre o atendimento. Além disso, esses valores possuem chance de 88% de aumento quando as ações envolvem os profissionais da atenção básica e da média complexidade. Ações municipais de EPS fomentadas e direcionadas ao envolvimento de profissionais do CEO e da Atenção Básica são capazes de influenciar na formatação e na utilização da opinião das pessoas usuárias. Além disso, são capazes de elevar o nível de satisfação que os usuários referem ao atendimento recebido nos CEO.