PANDEMIA DE COVID-19 E O COTIDIANO DE TRABALHADORAS DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4477-4485

Resumo

Este material objetivou compreender repercussões da pandemia de COVID-19 no cotidiano de mulheres trabalhadoras da saúde da rede pública de saúde de Petrolina, PE durante os anos de 2021 e 2022, diante da atenção e cuidado a usuários com COVID-19. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com a participação de onze mulheres entre 25 e 39 anos, que responderam a um questionário on-line e entrevista semiestruturada. Os dados verbais foram organizados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostram que o trabalho na linha de frente da COVID-19 desencadeou sinais de ansiedade, angústia, insegurança, medo de adoecer e transmitir para a família, impactando as relações sociais. Diante disso, conclui-se que a pandemia prejudicou o cotidiano laboral e pessoal de trabalhadoras da saúde.

Palavras-chave: Mulher; Pessoal da Saúde; Impacto Psicossocial.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriel Torres, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas

Especialização em Enfermagem do Trabalho e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela FAVENI (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF (2018.2). Atuou no Projeto Ações Educativas em Saúde Ambiental e Humana (PAESAH) entre 2016-2017. Atuou no Projeto Escola Verde (PEV) e Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar - GPEAI na área de saúde ambiental (2016-2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na área de concentração Saúde, Sociedade e Ambiente. Colaboradora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva- NESCO/UNIVASF, desenvolvendo pesquisa na área de saúde do trabalhador. Está como Enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Petrolina-PE, atua como referência técnica para Acidente de trabalho com Exposição a Material Biológico (ATMB), dermatoses ocupacionais e pelas ações de Vigilância em ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). 

Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Docente

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat( João Pessoa-PB) mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutora em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina-PE, vinculada ao colegiado de graduação em enfermagem nos componentes curriculares de Saúde Coletiva e professora colaboradora dos programas de Pós Graduação em Psicologia e em Ciências da Saúde e Biológicas. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saude Coletiva- NESCO/Univasf, desenvolvendo pesquisa e extensão relacionadas à violência de gênero em interface com sustentabilidade e violência doméstica à mulher, crianças e adolescentes, vacinação e imunização.

Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Docente

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal e atua em ensino, pesquisa e extensão na área de anatomia dos animais domésticos e silvestres, sendo Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no Município de Petrolina, Estado de Pernambuco, onde suas linhas de pesquisa são: Zoometria e Zooscopia; e Saúde, Sociedade e Ambiente. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Coordena um projeto de extensão universitária denominado Museu Itinerante de Anatomia Animal. É professor formador vinculado à Secretaria de Educação à Distância (SEAD/Univasf), professor permanente do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf. É, ainda, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/Univasf), Editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF), além de exercer a função de Vice-Presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (ASSUNIVASF). Foi Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Ouvidor Geral, Assessor Especial da Reitoria, membro e Presidente do Conselho de Curadores da Univasf e Presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal (2007-2009). 

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

Gabriel Torres, F., Olinda de Souza Carvalho e Lira, M., & Domingues de Faria, M. (2025). PANDEMIA DE COVID-19 E O COTIDIANO DE TRABALHADORAS DA SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4477–4485. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4477-4485

Edição

Seção

Artigos