PANDEMIA DE COVID-19 E O COTIDIANO DE TRABALHADORAS DA SAÚDE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4477-4485

Abstract

This material aimed to understand the repercussions of the COVID-19 pandemic on the daily lives of women health workers in the public health system of Petrolina-PE during the years 2021 and 2022, in view of the attention and care given to users with COVID-19. Descriptive research with a qualitative approach was developed, with the participation of eleven women between 25 and 39 years old who responded to an online form and semi-structured interview. The verbal data were organized using the Collective Subject Discourse (DSC) method. The results show that work on the frontline of COVID-19 triggered signs of anxiety, anguish, fear of getting sick and transmitting it to the family, impacting social relationships. In view of this, it is concluded that the pandemic has harmed the work and personal routine of health workers.

Keywords: Women; Health Staff; Psychosocial Impact.

Author Biographies

Fernanda Gabriel Torres, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas

Especialização em Enfermagem do Trabalho e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela FAVENI (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF (2018.2). Atuou no Projeto Ações Educativas em Saúde Ambiental e Humana (PAESAH) entre 2016-2017. Atuou no Projeto Escola Verde (PEV) e Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar - GPEAI na área de saúde ambiental (2016-2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na área de concentração Saúde, Sociedade e Ambiente. Colaboradora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva- NESCO/UNIVASF, desenvolvendo pesquisa na área de saúde do trabalhador. Está como Enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Petrolina-PE, atua como referência técnica para Acidente de trabalho com Exposição a Material Biológico (ATMB), dermatoses ocupacionais e pelas ações de Vigilância em ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). 

Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Docente

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat( João Pessoa-PB) mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutora em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina-PE, vinculada ao colegiado de graduação em enfermagem nos componentes curriculares de Saúde Coletiva e professora colaboradora dos programas de Pós Graduação em Psicologia e em Ciências da Saúde e Biológicas. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saude Coletiva- NESCO/Univasf, desenvolvendo pesquisa e extensão relacionadas à violência de gênero em interface com sustentabilidade e violência doméstica à mulher, crianças e adolescentes, vacinação e imunização.

Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco/ Docente

Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal e atua em ensino, pesquisa e extensão na área de anatomia dos animais domésticos e silvestres, sendo Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no Município de Petrolina, Estado de Pernambuco, onde suas linhas de pesquisa são: Zoometria e Zooscopia; e Saúde, Sociedade e Ambiente. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Coordena um projeto de extensão universitária denominado Museu Itinerante de Anatomia Animal. É professor formador vinculado à Secretaria de Educação à Distância (SEAD/Univasf), professor permanente do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf. É, ainda, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/Univasf), Editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF), além de exercer a função de Vice-Presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (ASSUNIVASF). Foi Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Ouvidor Geral, Assessor Especial da Reitoria, membro e Presidente do Conselho de Curadores da Univasf e Presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal (2007-2009). 

Published

2025-01-02

How to Cite

Gabriel Torres, F., Olinda de Souza Carvalho e Lira, M., & Domingues de Faria, M. (2025). PANDEMIA DE COVID-19 E O COTIDIANO DE TRABALHADORAS DA SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4477–4485. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4477-4485

Issue

Section

Artigos