PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO GRUPO DE APOIO MULTIDISCIPLINAR SOBRE AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES NA PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4327-4335

Resumo

Medidas de distanciamento social, o fechamento de escolas e o ensino emergencial resultaram em desafios significativos para a continuidade do processo de aprendizagem. Neste sentido, o estudo objetivou compreender as percepções dos professores e profissionais do grupo de Apoio Multidisciplinar sobre as implicações nos processos sociais e educacionais dos estudantes de uma Escola Policial Militar do Estado de Santa Catarina. O estudo adotou uma abordagem qualitativa com a utilização de Grupos Focais (GF) para coletas das informações. Para os professores e profissionais do grupo de Apoio Multidisciplinar a implementação do Ensino Remoto na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 exigiu uma rápida reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) visando atender às novas demandas e desafios impostos pelo distanciamento social. Além disso, a utilização das tecnologias se tornou essencial nesse processo, trazendo consigo implicações positivas e negativas para o ensino e a aprendizagem. O medo e a ansiedade se fizeram presentes na comunidade escolar, refletindo a insegurança diante da incerteza do momento, este fato pode ter resultado na defasagem de aprendizagem e as relações socioemocionais se tornaram temas relevantes, destacando a importância de um olhar mais abrangente sobre o desenvolvimento dos estudantes. A falta de rotina de estudos pós-pandemia representou um desafio adicional, impactando diretamente o processo educacional e a adaptação dos alunos a novas formas de aprendizagem. Portanto, evidencia-se neste estudo, que a equipe desempenhou um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional dos estudantes durante a pandemia, diante das angústias e incertezas enfrentadas pelas famílias e alunos.

Biografia do Autor

Isabella Angélica Neumann, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Mestre no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2023), com ênfase nos Efeitos da pandemia COVID 19 nos processos sociais e educacionais de estudantes. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2012). Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário FACVEST (2008) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018). Atualmente é psicopedagoga - Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Lages SC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia.

Fernanda Novi Cortegoso Lopes, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Possui graduação (2014) em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cursou mestrado (2016) e doutorado (2021) em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (SBFis) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, sendo bolsista pela CAPES e orientada pela Professora Doutora Marli Cardoso Martins Pinge - Laboratório de Fisiologia e Fisiopatologia Cardiovascular, Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas, - UEL. Atuou como professor colaborador (2018 à 2022) no ensino de Fisiologia para cursos de Graduação na mesma instituição e departamento da formação. Atualmente (2023) é Tutor EAD nos cursos de pós-graduação na área da saúde na universidade UNOPAR/PR e professor colaborador no programa de Pós-graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Atua na área de Fisiologia, Neurofisiologia, Patologia Humana e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Dalvan Antônio de Campos, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Nutricionista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFSC). Professor do quadro permanente do Mestrado em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (PPGAS/UNIPLAC) e membro da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da UFSC (UNA-SUS/UFSC).

Andreia Biolchi Mayer, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Mestre e Doutora na área de Neurociências pelo programa de Pós-graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília (2014 e 2018), com ênfase em neurofarmacologia, peçonhas animais e desordens neurodegenerativas. Especialização em Gestão de Saúde pela Universidade de Brasília (2013-2014). Pesquisadora colaboradora no laboratório de Neurofarmacologia - UnB. Possui patente licenciada de um composto antiparkinsoniano e neuroprotetor. Graduação em Biologia Licenciatura (2008) e Bacharelado (2009) pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Atua principalmente no estudo da atividade biológica de venenos e toxinas animais, dieta e ecologia de aves de rapina. Experiência nas áreas de Toxinologia, Neurofarmacologia e Fisiologia Humana, Zoologia de Vertebrados e Invertebrados. Fez parte do corpo docente da LS Educacional lecionando a disciplina de Fisiologia Humana como também na orientação de trabalhos de conclusão de curso 2014-2020. Professor Conteudista contratada da banca técnica We Do Serviços (2020 – atual). Foi Coordenadora Pedagógica do Curso Evidente - polo Lages (2021- 2022) e professora ACT da Rede Estadual de Ensino (2021- 2022). Atualmente exerce a função de docente no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC (2022 – atual) e Editora Chefe da Revista Latino-Americana de Ambiente e Saúde (rLAS).

Downloads

Publicado

2024-09-15

Como Citar

Neumann, I. A., Novi Cortegoso Lopes, F., Antônio de Campos, D., & Biolchi Mayer, A. (2024). PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO GRUPO DE APOIO MULTIDISCIPLINAR SOBRE AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES NA PANDEMIA COVID-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4327–4335. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4327-4335

Edição

Seção

Artigos