PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO GRUPO DE APOIO MULTIDISCIPLINAR SOBRE AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES NA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4327-4335Resumo
Medidas de distanciamento social, o fechamento de escolas e o ensino emergencial resultaram em desafios significativos para a continuidade do processo de aprendizagem. Neste sentido, o estudo objetivou compreender as percepções dos professores e profissionais do grupo de Apoio Multidisciplinar sobre as implicações nos processos sociais e educacionais dos estudantes de uma Escola Policial Militar do Estado de Santa Catarina. O estudo adotou uma abordagem qualitativa com a utilização de Grupos Focais (GF) para coletas das informações. Para os professores e profissionais do grupo de Apoio Multidisciplinar a implementação do Ensino Remoto na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 exigiu uma rápida reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) visando atender às novas demandas e desafios impostos pelo distanciamento social. Além disso, a utilização das tecnologias se tornou essencial nesse processo, trazendo consigo implicações positivas e negativas para o ensino e a aprendizagem. O medo e a ansiedade se fizeram presentes na comunidade escolar, refletindo a insegurança diante da incerteza do momento, este fato pode ter resultado na defasagem de aprendizagem e as relações socioemocionais se tornaram temas relevantes, destacando a importância de um olhar mais abrangente sobre o desenvolvimento dos estudantes. A falta de rotina de estudos pós-pandemia representou um desafio adicional, impactando diretamente o processo educacional e a adaptação dos alunos a novas formas de aprendizagem. Portanto, evidencia-se neste estudo, que a equipe desempenhou um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional dos estudantes durante a pandemia, diante das angústias e incertezas enfrentadas pelas famílias e alunos.