PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO: PERCEPÇÃO SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRECHES MUNICIPAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4336-4343

Palavras-chave:

Escolas infantis, Legislação brasileira, Assistencialismo

Resumo

Este artigo apresenta a percepção de professores e auxiliares de apoio educacional sobre a funcionalidade dos espaços de creches. Teve como objetivo geral identificar a visão dos profissionais em relação as funcionalidades das creches, e, como objetivo específico, verificar o cumprimento da legislação que regulamenta a Educação Infantil no Brasil e sua adequação às necessidades educacionais no ensino de creches nos espaços estudados. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido sob uma perspectiva freireana, prezando por um trabalho participativo, dialógico e humanizado. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados, um questionário autoaplicável, semiestruturado. A técnica de análise dos resultados deu-se por meio da saturação das respostas obtidas, organizando-os em categorias. Os resultados apontam que apesar dos avanços, ainda há a prevalência de uma visão meramente assistencialista no que diz respeito aos ambientes de creches. Demonstram também dificuldades dos gestores municipais em cumprirem as diretrizes da legislação nacional para oferta de uma educação infantil qualificada. Há, portanto, um longo caminho a ser trilhado na busca da implementação exitosa de um ensino de qualidade, bem como torna-se cada vez mais necessário estudos que estimulem a quebra de paradigmas e de conceitos predefinidos sobre as creches e toda a sua estrutura funcional.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Freitas Nascimento, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Inclusiva pela Faculdade Facuminas (2023), São Paulo. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia, pela Faculdade Montenegro ( 2013), Ibicaraí-BA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia Ciencias e Letras de Candeias,(2018), Candeias-BA e graduação em Licenciatura em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2003), Belém do São Francisco - PE. Atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Tem interesse em pesquisas cujo objeto de estudo estejam voltados para as seguintes temáticas: ludicidade, afeto, dialogicidade, educação em saúde e educação infantil. É membro participante do grupo de pesquisas Educação e Desenvolvimento – Univasf,  atuando no NUPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil, e do grupo Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina.

Marianne Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2002), Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB, 2004) e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB, 2011). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, atuando no curso de graduação em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares  - PPGFPPI (Mestrado Profissional). Professora Coloboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da UPE. Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análise de Alimentos-LEPAA da UPE Campus Petrolina. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica e Química dos Alimentos, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Análise Sensorial dos Alimentos, Alimentos Funcionais, qualidade de Vida, doenças crônicas não-transmissíveis, educação em saúde. 

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Atualmente é Professora Livre Docente, Associada III F da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, do curso de graduação em Nutrição; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado e doutorado modalidade profissional da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, meio ambiente e saúde"; Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) - Nível mestrado - modalidade Acadêmica da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa Tecnologia Ambiental Aplicada ao Semiárido com ênfase em aproveitamento de resíduos na alimentação humana. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Química dos alimentos, Bromatologia e Educação e Saúde.

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Publicado

2024-09-15

Como Citar

Freitas Nascimento, M. de F., Marinho Mendes, M. L., & Bazílio de Omena Messias, C. M. (2024). PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO: PERCEPÇÃO SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRECHES MUNICIPAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4336–4343. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4336-4343

Edição

Seção

Artigos