PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO: PERCEPÇÃO SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRECHES MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4336-4343Palavras-chave:
Escolas infantis, Legislação brasileira, AssistencialismoResumo
Este artigo apresenta a percepção de professores e auxiliares de apoio educacional sobre a funcionalidade dos espaços de creches. Teve como objetivo geral identificar a visão dos profissionais em relação as funcionalidades das creches, e, como objetivo específico, verificar o cumprimento da legislação que regulamenta a Educação Infantil no Brasil e sua adequação às necessidades educacionais no ensino de creches nos espaços estudados. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido sob uma perspectiva freireana, prezando por um trabalho participativo, dialógico e humanizado. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados, um questionário autoaplicável, semiestruturado. A técnica de análise dos resultados deu-se por meio da saturação das respostas obtidas, organizando-os em categorias. Os resultados apontam que apesar dos avanços, ainda há a prevalência de uma visão meramente assistencialista no que diz respeito aos ambientes de creches. Demonstram também dificuldades dos gestores municipais em cumprirem as diretrizes da legislação nacional para oferta de uma educação infantil qualificada. Há, portanto, um longo caminho a ser trilhado na busca da implementação exitosa de um ensino de qualidade, bem como torna-se cada vez mais necessário estudos que estimulem a quebra de paradigmas e de conceitos predefinidos sobre as creches e toda a sua estrutura funcional.