PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO: PERCEPÇÃO SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRECHES MUNICIPAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4336-4343

Keywords:

Children's Schools, Brazilian legislation, Assistanceism

Abstract

This article presents the perception of teachers and educational support assistants about the functionality of daycare spaces. Its general objective was to identify the professionals' views regarding the functionalities of daycare centers, and, as a specific objective, to verify compliance with the legislation that regulates Early Childhood Education in Brazil and its adequacy to the educational needs in teaching daycare centers in the spaces studied. This is a descriptive study with a qualitative approach, developed from a Freirean perspective, valuing participatory, dialogical and humanized work. A self-administered, semi-structured questionnaire was used as an instrument for data collection. The results analysis technique was carried out by saturating the responses obtained, organizing them into categories. The results indicate that despite the advances, there is still the prevalence of a merely welfare-oriented view with regard to daycare environments. They also demonstrate difficulties for municipal managers in complying with the guidelines of national legislation for offering qualified early childhood education. There is, therefore, a long way to go in the search for the successful implementation of quality education, as well as studies that encourage the breaking of paradigms and predefined concepts about daycare centers and their entire functional structure.

Author Biographies

Maria de Fátima Freitas Nascimento, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Inclusiva pela Faculdade Facuminas (2023), São Paulo. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia, pela Faculdade Montenegro ( 2013), Ibicaraí-BA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia Ciencias e Letras de Candeias,(2018), Candeias-BA e graduação em Licenciatura em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2003), Belém do São Francisco - PE. Atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Tem interesse em pesquisas cujo objeto de estudo estejam voltados para as seguintes temáticas: ludicidade, afeto, dialogicidade, educação em saúde e educação infantil. É membro participante do grupo de pesquisas Educação e Desenvolvimento – Univasf,  atuando no NUPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil, e do grupo Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina.

Marianne Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2002), Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB, 2004) e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB, 2011). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, atuando no curso de graduação em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares  - PPGFPPI (Mestrado Profissional). Professora Coloboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da UPE. Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análise de Alimentos-LEPAA da UPE Campus Petrolina. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica e Química dos Alimentos, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Análise Sensorial dos Alimentos, Alimentos Funcionais, qualidade de Vida, doenças crônicas não-transmissíveis, educação em saúde. 

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Atualmente é Professora Livre Docente, Associada III F da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, do curso de graduação em Nutrição; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado e doutorado modalidade profissional da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, meio ambiente e saúde"; Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) - Nível mestrado - modalidade Acadêmica da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa Tecnologia Ambiental Aplicada ao Semiárido com ênfase em aproveitamento de resíduos na alimentação humana. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Química dos alimentos, Bromatologia e Educação e Saúde.

Published

2024-09-15

How to Cite

Freitas Nascimento, M. de F., Marinho Mendes, M. L., & Bazílio de Omena Messias, C. M. (2024). PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO: PERCEPÇÃO SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRECHES MUNICIPAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4336–4343. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4336-4343

Issue

Section

Artigos