SINTOMAS DE DEPRESSÃO DURANTE A GRAVIDEZ, EXERCÍCIO/ATIVIDADE FÍSICA E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4351-4362

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Saúde Mental, Revisão Sistemática

Resumo

Esta revisão sistemática objetivou descrever os sintomas de depressão durante a gravidez e associação com exercício/atividade física e fatores sociodemográficos. Seguiu recomendações PRISMA, foi registrado na Open Science Framework (OSF). Os critérios de elegibilidade seguiram o desenho PECO onde P gestante, E exercício/atividade física e fatores sociodemográficos, C prática de exercício/atividade física e não exposição aos fatores sociodemográficos, a diminuição do sintoma depressivo chegando a questão de pesquisa: “Qual a associação entre os sintomas depressivos durante a gestação, a prática de exercício/atividade física e os fatores sociodemográficos?”. Foram incluídos estudos em inglês ou português, observacionais, até abril de 2023. As fontes de informação foram MEDLINE (Pubmed), Scopus, LILACS e Cochrane A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Escala Newcastle-Ottawa. Foram incluídos 18 estudos, 15 deles apresentaram como resultado a melhora do sintoma depressivo associado à prática de exercício/atividade física e associado a fatores sociodemográficos favoráveis. 13 (72,22%), eram de boa qualidade, quatro (22,22%) de qualidade razoável e um (5,55%) de qualidade ruim. Os principais achados conduzem à conclusão que o sintoma depressivo se fez presente em gestantes sedentárias e os fatores sociodemográficos atuaram como moderadores da prática de exercício/atividade física.

Biografia do Autor

Ana Mécia Ribeiro Amador, Universidade Federal do Sul da Bahia, Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (UFSB), Graduada em Enfermagem, Teixeira de Freitas/BA - Brasil.

Universidade Federal do Sul da Bahia, Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (UFSB), Graduada em Enfermagem, Teixeira de Freitas/BA - Brasil.

Silvio Aparecido Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UESB/UESC), Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Luiza Comper, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (UFSB) e Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UESB/UESC), Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutora em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (UFSB) e Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UESB/UESC), Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutora em Ciências do Desporto no Ramo de Atividade Física e Saúde pela Universidade de Coimbra-Portugal.

Downloads

Publicado

2024-09-15

Como Citar

Ribeiro Amador, A. M., Fonseca, S. A., Comper, M. L., & Faccin Borges, G. (2024). SINTOMAS DE DEPRESSÃO DURANTE A GRAVIDEZ, EXERCÍCIO/ATIVIDADE FÍSICA E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4351–4362. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4351-4362

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)