ESTILO DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4209-4219

Palavras-chave:

Distanciamento social, Adultos, Hábitos de vida

Resumo

A alta infectividade do vírus da COVID-19 e o aumento do número de casos levou a adoção do distanciamento social, sendo a medida que mais modificou a rotina de vida das pessoas. Assim, esta revisão teve como objetivo apresentar um levantamento do estilo de vida da população brasileira durante a pandemia da COVID-19, no que se refere à alimentação, atividade física, ingestão de álcool, uso do tabaco e sono em adultos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no mês de outubro de 2023 nas seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e Portal de Periódicos da CAPES. Foram encontrados 164 artigos nas buscas e seis artigos foram selecionados para compor este trabalho. A amostra total foi de 85.289 participantes e foi possível identificar o aumento da inatividade física, maior consumo de alimentos não saudáveis, bem como o aumento do consumo de álcool, do uso do tabaco entre os fumantes, e alterações na qualidade do sono dos participantes. Conclui-se que, durante o distanciamento social, em virtude da pandemia da COVID-19, houve maior adoção de um estilo de vida negativo em relação à alimentação, atividade física, ingestão de álcool, uso de tabaco e na qualidade de sono.

Biografia do Autor

Iulas de Souza Ramos , Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde. Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade e acadêmico de medicina, ambos pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas/BA - Brasil. 

Gean Moreira Silva Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde. Graduando em Medicina pela UFSB, Teixeira de Freitas/BA - Brasil.

Ana Clara Silva dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde. Graduanda em Medicina pela UFSB, Teixeira de Freitas/BA - Brasil.

Michele Cristina Maia, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde. Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais e discente de medicina, ambos pela UFSB.

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (UFSB) e Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UESB/UESC), Ilhéus/Bahia, Brasil. Doutora em Ciências do Desporto no Ramo de Atividade Física e Saúde pela Universidade de Coimbra-Portugal.

Downloads

Publicado

2024-09-15

Como Citar

de Souza Ramos , I., Moreira Silva Santos, G., Silva dos Santos, A. C., Cristina Maia, M., Ferreira de Sousa, T., & Faccin Borges, G. (2024). ESTILO DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4209–4219. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4209-4219

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)