CUIDADO FARMACÊUTICO NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4422-4432

Palavras-chave:

Cuidado Farmacêutico Baseado em Evidência, Centro de Terapia Intensiva, Serviço de Farmácia Hospitalar

Resumo

O papel do farmacêutico clínico em uma unidade de terapia intensiva (UTI) é de extrema importância para garantir segurança, efetividade e qualidade da terapia medicamentosa aos pacientes críticos. Nesse contexto, essa revisão integrativa objetivou identificar e discutir os serviços clínicos desenvolvidos por farmacêuticos em UTIs. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura científica dos últimos 10 anos no Pubmed. Após a análise da produção científica segundo os critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados onze artigos. Foi identificada a realização de diversos tipos de serviços farmacêuticos clínicos, com destaque especial para o acompanhamento farmacoterapêutico, que correspondeu a categoria mais claramente mencionada nos estudos analisados. Segundo a descrição de atividades pelos artigos, também foram debatidos o desenvolvimento dos serviços de educação em saúde, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos e revisão da farmacoterapia como elementos integrates do processo de trabalho do seguimento farmacoterapêutico.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Menezes da Rosa, Universidade de Brasília (UnB)

Graduanda em Farmácia pela Universidade de Brasília.

Maria Christina dos Santos Verdam, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé.

Emília Vitória da Silva, Universidade de Brasília – Campus Ceilândia

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.  Pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília – Campus Ceilândia.

Rodrigo Fonseca Lima, Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro

Doutor em Ciências Farmacêuticas. Professor do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.

Rafael Santos Santana, Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Doutor em Ciências Farmacêuticas. Professor do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.

Leonardo da Rocha Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes, Universidade Católica de Brasília

Mestra em Ciências Farmacêuticas. Professora do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Brasília.

Débora Santos Lula Barros, Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro

Doutora em Ciências Farmacêuticas. Professora do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Cristina Menezes da Rosa, E., Christina dos Santos Verdam, M., Vitória da Silva, E., Fonseca Lima, R., Santos Santana, R., da Rocha Sousa, L., Corrêa de Almeida Fernandes, V., & Santos Lula Barros, D. (2024). CUIDADO FARMACÊUTICO NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4422–4432. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4422-4432

Edição

Seção

Artigos