ACIDENTES DE TRABALHO NOTIFICADOS NOS CANAVIAIS MECANIZADOS: COMPORTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO NO PERÍODO DE 2012 A 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4641-4652

Palavras-chave:

Trabalho, Cana-de-Açúcar, Saúde do trabalhador

Resumo

O trabalho no mundo canavieiro sempre foi marcado pela forte exposição dos trabalhadores à superexploração. Inúmeros riscos envolvem as atividades laborais nas lavouras de cana-de-açúcar. Muitos destes riscos levam a acidentes de trabalho, além de poderem desenvolver doenças, incapacidade laboral e até mesmo a morte dos trabalhadores. Diante deste fato, a pesquisa tem como objetivo compreender o comportamento e as características dos acidentes de trabalho registrados nos canaviais brasileiros no período de 2012 a 2021. Para alcançar este objetivo optou-se pela perspectiva quantitativa como abordagem de investigação. Dados secundários oriundos da Plataforma Smartlab e da RAIS foram utilizados. Diante do avanço da mecanização agrícola ocorrida nos canaviais brasileiros e das alterações ocorridas na composição da força de trabalho, optou-se por investigar a realidade acidentária a partir de dois grupos de trabalhadores – os trabalhadores manuais e os da mecanização. Os resultados demonstram uma diminuição na quantidade de acidentes no período e, também, apontam para características diferentes no que tange aos acidentes sofridos pelos trabalhadores manuais e da mecanização. Por fim, espera-se que as informações disponibilizadas proporcionem conhecimento sobre como tais acidentes se processam dentro deste novo contexto de produção vivenciado nos canaviais brasileiros em tempos contemporâneos.

Biografia do Autor

Jose Rodolfo Tenorio Lima , Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutorado em Sociologia (2020) pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Administração (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública (2011) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduação em Administração (2007) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduação em Gestão do Meio Ambiente (2008) pelo Instituto Federal de Alagoas. Atualmente é docente na Universidade Federal de Alagoas nos cursos: Bacharelado em Administração Pública, Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFAL) e Mestrado Acadêmico em Sociologia (PPGS/UFAL). Membro dos grupos de pesquisa LAPA/UFAL e LEAP/UFAL.

Rodrigo Pereyra de Sousa Coelho, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Formado em ciências econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou no DIEESE junto à Federação Única dos Petroleiros e ao Sindicato Nacional dos Aeronautas. Fez mestrado em economia social e do trabalho e doutorado em economia aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou nas Prefeituras Municipais de São Paulo, Osasco e Paulínia, todas no estado de São Paulo. Deu aula na Faculdade Santa Lúcia e na Universidade Federal do ABC. Desde setembro de 2019 é professor da Universidade Federal de Alagoas, onde ministra disciplinas do curso de Administração Pública e é pesquisador do Laboratório de Administração Pública Aplicada - LAPA/UFAL.

Suellen Ketellen Amorim Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2024) e Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2021). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2017). Membro do Laboratório de Administração Pública Aplicada - LAPA/UFAL. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFAL) por dois ciclos consecutivos, onde desenvolveu pesquisas sobre a Mecanização Agrícola dos Canaviais e a Saúde do Trabalhador.

Cassiano Ricardo Rumin, Centro Universitário de Adamantina

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Ciências Médicas (FMRP/USP) pela Universidade de São Paulo (2004). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da FFCLRP/USP. Docente e orientador de estágios profissionalizantes em Psicologia nas áreas de Saúde do Trabalhador, Psicologia Social e Psicologia da Saúde no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI). Integrante da Banca de Avaliadores da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) do Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

2025-02-15

Como Citar

Lima , J. R. T., Coelho, R. P. de S., Silva, S. K. A., & Rumin, C. R. (2025). ACIDENTES DE TRABALHO NOTIFICADOS NOS CANAVIAIS MECANIZADOS: COMPORTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO NO PERÍODO DE 2012 A 2021. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4641–4652. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4641-4652

Edição

Seção

Artigos