AS REPRESENTAÇÕES DOS RESIDENTES DO SUBPROJETO BIOLOGIA DA URCA NO CONTEXTO DOS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E ARTICULAÇÃO TEORICA E PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp4089-4096

Palavras-chave:

Fundamentos da Educação, Formação de Professores, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações dos residentes do subprojeto Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da URCA em relação aos fundamentos sócio-histórico e filosófico da educação e suas implicações no contexto da articulação teoria e prática. Delineada como pesquisa qualitativa, descritiva, documental e analítica, contou com a participação de vinte residentes do subprojeto Biologia da URCA no período 2018 a 2020. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os relatórios/portfólios dos residentes. A análise de conteúdo foi utilizada para construção das categorias analíticas. Os resultados demonstram a ressignificação de uma prática pedagógica reflexiva que se distancia da perspectiva instrumental de métodos e técnicas, ao investir em ação fundamentada no ato consciente e criativo. As representações apontam para compreensão da prática docente à luz dos fundamentos sócio-históricos e filosóficos, ao tempo que supera o distanciamento estabelecido pelas teorias tradicionais. Percebe-se a apropriação da concepção de uma avaliação que considera o sujeito em sua totalidade, distanciando-se da perspectiva tradicional e técnica. Conclui-se que a apropriação da articulação teórica e prática, indica perspectivas fundamentadas na epistemologia da prática. Dessa forma, os registros descritos ilustram a emergência de uma ressignificação, quando põe em relevo as limitações das configurações teórico-metodológicas do Programa Residência Pedagógica (2018-2020).

Biografia do Autor

Norma Suely Ramos Freire Bezerra, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Especialista em Educação Ambiental (URCA); Especialista em Gestão Escolar (UPE). Licenciada em Ciências Biológicas pela AESA/CESA. Atualmente professora assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA).Com experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior, atuando no núcleo das disciplinas da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação de professores em Ciências Biológicas.

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri - URCA

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada III do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutora em Educação, com supervisão de Bernard Charlot. É orientadora de mestrado e doutorado em Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Diversidade - GEPHED/UFRN. Foi professora de Educação Básica na rede privada e na rede pública estadual e municipal de ensino em Sergipe. Tem experiência nas áreas de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, História da Educação e nas relações entre Educação e Diversidade. Atua nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: instituições escolares, reformas educacionais, História da República, ensino de História, educação e diversidade, práticas pedagógicas e formação de professores (inicial e continuada). É autora de livros e dezenas de artigos científicos, principalmente, nas linhas História da Educação, Ensino de História e Formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Ramos Freire Bezerra, N. S., Gomes Torres, C. M., & Barbosa de Azevedo, C. (2024). AS REPRESENTAÇÕES DOS RESIDENTES DO SUBPROJETO BIOLOGIA DA URCA NO CONTEXTO DOS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E ARTICULAÇÃO TEORICA E PRÁTICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 4089–4096. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp4089-4096

Edição

Seção

Artigos