AS REPRESENTAÇÕES DOS RESIDENTES DO SUBPROJETO BIOLOGIA DA URCA NO CONTEXTO DOS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E ARTICULAÇÃO TEORICA E PRÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp4089-4096

Keywords:

Fundamentos da Educação, Formação de Professores, Programa Residência Pedagógica

Abstract

This research aimed to identify the representations of residents of the Biology subproject of the Degree in Biological Sciences course at URCA in relation to the socio-historical and philosophical foundations of education and their implications in the context of articulating theory and practice. Designed as qualitative, descriptive, documentary and analytical research, it involved the participation of twenty residents from the URCA Biology subproject from 2018 to 2020. The semi-structured interview and residents' reports/portfolios were used as a data collection instrument. Content analysis was used to construct the analytical categories. The results demonstrate the redefinition of a reflective pedagogical practice that moves away from the instrumental perspective of methods and techniques, by investing in action based on the conscious and creative act. The representations point to an understanding of teaching practice in light of socio-historical and philosophical foundations, while overcoming the distance established by traditional theories. We can see the appropriation of the conception of an assessment that considers the subject in its entirety, distancing itself from the traditional and technical perspective. It is concluded that the appropriation of theoretical and practical articulation indicates perspectives based on the epistemology of practice. In this way, the records described illustrate the emergence of a new meaning, when it highlights the limitations of the theoretical-methodological configurations of the Pedagogical Residency Program (2018-2020).

 

Author Biographies

Norma Suely Ramos Freire Bezerra, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Especialista em Educação Ambiental (URCA); Especialista em Gestão Escolar (UPE). Licenciada em Ciências Biológicas pela AESA/CESA. Atualmente professora assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA).Com experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior, atuando no núcleo das disciplinas da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação de professores em Ciências Biológicas.

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri - URCA

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada III do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutora em Educação, com supervisão de Bernard Charlot. É orientadora de mestrado e doutorado em Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Diversidade - GEPHED/UFRN. Foi professora de Educação Básica na rede privada e na rede pública estadual e municipal de ensino em Sergipe. Tem experiência nas áreas de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, História da Educação e nas relações entre Educação e Diversidade. Atua nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: instituições escolares, reformas educacionais, História da República, ensino de História, educação e diversidade, práticas pedagógicas e formação de professores (inicial e continuada). É autora de livros e dezenas de artigos científicos, principalmente, nas linhas História da Educação, Ensino de História e Formação de professores.

Published

2024-07-27

How to Cite

Ramos Freire Bezerra, N. S., Gomes Torres, C. M., & Barbosa de Azevedo, C. (2024). AS REPRESENTAÇÕES DOS RESIDENTES DO SUBPROJETO BIOLOGIA DA URCA NO CONTEXTO DOS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E ARTICULAÇÃO TEORICA E PRÁTICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 4089–4096. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp4089-4096

Issue

Section

Artigos