PSICOLOGIA SOCIAL NO RECONHECIMENTO E COMBATE ÀS DESIGUALDADES NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AN EXPERIENCE REPORT
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2106Palavras-chave:
Educação, Cidadania ativa, PobrezaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que explora a intersecção da pobreza e as suas ramificações no contexto da educação pública em escolas de ensino médio na cidade de Sobral, Ceará, Brasil. As ações descritas promovem o exercício da cidadania ativa no combate às diversas formas de desigualdade. O LAEDDES atua alinhado à promoção da educação crítica, essencial para capacitar os jovens a reconhecer, compreender e desafiar as estruturas da desigualdade e da pobreza. A metodologia empregada é baseada em estudos teóricos em filosofia, sociologia e psicologia social. Os participantes do programa de extensão visitam escolas e desenvolvem atividades que incluem a introdução dos alunos à universidade, a discussão de políticas de ação afirmativa e programas de retenção estudantil, o debate sobre educação e cidadania e o fomento da relação aluno-escola por meio de mapas afetivos. As sessões terminam com um fórum aberto para feedback e sugestões de temas futuros. É evidente que essas iniciativas são bem recebidas pelos alunos, em parte devido à natureza voluntária da participação e à criação de um espaço construído a partir do diálogo e do respeito mútuo. Ao longo do desenvolvimento dessas atividades, os alunos expressam dúvidas, surpresas com as informações apresentadas e esperanças ao perceber que podem acessar novas oportunidades. Assim, superar as múltiplas dimensões da pobreza requer uma abordagem que apresenta tanto a privação material quanto as limitações políticas, fomentando a inclusão política e social. O LAEDDES desempenha um papel fundamental na criação de um espaço inclusivo para o desenvolvimento de habilidades críticas e consciência social entre jovens indivíduos.