A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CIBERESPAÇO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES ERIC, SCOPUS E SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4981-4994

Palavras-chave:

Educação Científica, Redes Sociais, Comunicação Pública da Ciência

Resumo

Considerando as modificações pelas quais a divulgação científica tem passado nos últimos anos com o advento da internet, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática de artigos publicados que tratam sobre a divulgação científica disponível em ciberespaço. Para as buscas, foram utilizadas as bases Eric, Scopus e Scielo, tendo como base metodológica o protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses). Os artigos analisados somam um total de 22, os quais passaram por análise qualitativa para identificação de suas principais contribuições, destacando-se quais mídias vêm sendo empregadas por pesquisadores para a divulgação científica. A conclusão é a de que a divulgação científica é realizada em vários meios, porém o maior alcance ainda é de pessoas da própria comunidade científica. É preciso ampliar o debate sobre como a ciência pode utilizar as mídias para dar maior visibilidade às pesquisas realizadas para além de seus pares.

Biografia do Autor

Daniela Mayer Antunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa - PR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente pesquisa sobre os temas: Divulgação Científica em Ambiente Não-formal e Informal de Ensino; Psicologia Cognitiva, Processamento Visual e Rastreamento Ocular.

Jessik Karem Custódio Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa - PR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Psicóloga pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior. Membro Fundadora da Associação de Ciência, Educação e Cultura de Roraima - ACEC/RR. Psicóloga na
Secretaria Municipal de Saúde de Alto Alegre e Coordenadora do curso de graduação
em Psicologia no Centro Universitário Estácio da Amazônia- Unidade Boa Vista.

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa - PR

Graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Estágio Doutoral em Inovação Tecnológica pela Université de Technologie de Compiégnie França (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Mayer Antunes, D., Custódio Pereira, J. K., & Aparecida Silva Avila de Matos, E. (2025). A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CIBERESPAÇO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES ERIC, SCOPUS E SCIELO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4981–4994. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4981-4994

Edição

Seção

Artigos