QUAL É O SEU LUGAR NO MUNDO SEM SER SELFIE?

OFICINA DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2135

Palavras-chave:

adolescência, escola, laço social

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe efeitos significativos na formação dos laços sociais entre os adolescentes e principalmente destes em suas relações com a escola. Desde a psicanálise, tendo em vista o afrouxamento dos laços com a família, temos que o estado de desamparo é reeditado na adolescência e pode produzir montantes significativos de angústia que demandam acolhimento e escuta. Diante dessas questões, aliadas à demanda feita pela escola à universidade no escopo de uma parceria de pesquisa e extensão, uma Oficina de Fotografia foi ofertada a estudantes do ensino médio visando o enfrentamento do mal-estar pós-pandêmico, a abertura de espaço para formação de laços entre os estudantes e a diminuição das disparidades provocadas pelo distanciamento social. A metodologia de trabalho utilizada partiu da premissa da escuta territorial, sendo o registro e análise dos materiais produzidos a partir de relatórios em formato de crônicas. Como resultado, foi possível coletivizar questões trazidas pelos adolescentes, frequentemente associadas às restrições socioeconômicas e simbólicas relativas aos lugares ocupados por eles no laço social. A partir das narrativas fotográficas e verbais produzidas pelos jovens, a família e os laços com os pares aparecem como elementos importantes no tratamento do desamparo experienciado por eles. Já a escola é percebida tanto como um espaço de acolhimento como de desamparo. Por fim, foi possível acompanhar a formação de processos identificatórios entre os adolescentes, que pareciam não estar habituados à escuta de elementos comuns entre eles, e produzir novas formas de habitar e viver o ambiente escolar.

Biografia do Autor

Cláudia Braga de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1990), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES no período de 2003 a 2008, com período de Bolsa Sanduíche na Université Paris Diderot ? Paris 7. Foi Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (2012-2019). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora Associada do Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas ? NIPIAC/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, Psicanálise e Educação. Dedica-se ao estudo dos temas: laços sociais e processos de subjetivação contemporâneos.

Luciana Gageiro Coutinho , Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (desde 2009), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É líder do diretório de pesquisa Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/UFF) e membro do diretório de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NUPSE/ UFF). Atualmente coordenadora e membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e do Projeto de Pesquisa Multicêntrico "Psicanálise e Saúde Mental na Universidade". É também pesquisadora associada ao NIAJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude CFCH/UFRJ) e participa da comissão nacional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira - REDEJUBRA. Integrante da Rede de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (RSMCA), da RED INFEIES (Red interuniversitária internacional de estudos e investigações psicanalíticas e interdisciplinares em infância e instituições) e da RUEPSY (Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos na Educação). Psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Seu campo de pesquisa e atuação se dá na interface da psicanálise com a educação e em diálogo com outras áreas das ciências humanas e sociais, concentrando-se nas questão relativas à adolescência, do ponto de vista clínico, social, institucional e político. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e laço social.

Aline Carla Azevedo Matos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2023), bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e especialista em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil pela Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (2008). Foi bolsista de Iniciação Científica UNIRIO nos projetos de pesquisa “Mal-estar na comunidade acadêmica” e “Mal-estar e laço social: reflexos da pandemia nas instituições de ensino” de 2020 a 2022. Atualmente está vinculada à pesquisa “Laço social, modos de subjetivação e educação: desafios contemporâneos” e ao projeto de extensão “Da escola à universidade: escutando o mal-estar e o sofrimento psíquico” desenvolvidos pela UNIRIO.

 

Gabriel Faria Botelho Tostes, Universidade Federal Fluminense

Graduando no curso de Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Niterói (Rio de Janeiro). Trabalha como Pesquisador e Bolsista de Iniciação Científica no LAPSE (Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social), com o projeto de pesquisa "Educação para a vida: Suicídios na adolescência e vulnerabilidades sociais".

 

 

 

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Andrade, C. B. de, Coutinho , L. G., Santos, A. C. A. M., & Tostes, G. F. B. (2025). QUAL É O SEU LUGAR NO MUNDO SEM SER SELFIE? OFICINA DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5398–5408. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2135