QUAL É O SEU LUGAR NO MUNDO SEM SER SELFIE?
OFICINA DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2135Palavras-chave:
adolescência, escola, laço socialResumo
A pandemia de Covid-19 trouxe efeitos significativos na formação dos laços sociais entre os adolescentes e principalmente destes em suas relações com a escola. Desde a psicanálise, tendo em vista o afrouxamento dos laços com a família, temos que o estado de desamparo é reeditado na adolescência e pode produzir montantes significativos de angústia que demandam acolhimento e escuta. Diante dessas questões, aliadas à demanda feita pela escola à universidade no escopo de uma parceria de pesquisa e extensão, uma Oficina de Fotografia foi ofertada a estudantes do ensino médio visando o enfrentamento do mal-estar pós-pandêmico, a abertura de espaço para formação de laços entre os estudantes e a diminuição das disparidades provocadas pelo distanciamento social. A metodologia de trabalho utilizada partiu da premissa da escuta territorial, sendo o registro e análise dos materiais produzidos a partir de relatórios em formato de crônicas. Como resultado, foi possível coletivizar questões trazidas pelos adolescentes, frequentemente associadas às restrições socioeconômicas e simbólicas relativas aos lugares ocupados por eles no laço social. A partir das narrativas fotográficas e verbais produzidas pelos jovens, a família e os laços com os pares aparecem como elementos importantes no tratamento do desamparo experienciado por eles. Já a escola é percebida tanto como um espaço de acolhimento como de desamparo. Por fim, foi possível acompanhar a formação de processos identificatórios entre os adolescentes, que pareciam não estar habituados à escuta de elementos comuns entre eles, e produzir novas formas de habitar e viver o ambiente escolar.