QUAL É O SEU LUGAR NO MUNDO SEM SER SELFIE?

OFICINA DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2135

Keywords:

adolescence, school, social bond

Abstract

The Covid-19 pandemic had significant effects on the formation of social bonds between adolescents and especially on their relationships with school.  From psychoanalysis, taking into account the loosening of ties with the family, the state of helplessness is re-edited in adolescence and can produce significant amounts of anguish that demand acceptance and listening. Faced with these issues, combined with the demand made by the school to the university within the scope of a research and extension partnership, a Photography Workshop was offered to high school students aiming to combat post-pandemic malaise, opening space for training of bonds between students and the reduction of disparities caused by social distancing. The work methodology used was based on the premise of territorial listening, with the recording and analysis of the materials produced based on reports in chronicle format. As a result, it was possible to collectivize issues raised by adolescents, often associated with socioeconomic and symbolic restrictions relating to the places they occupy in the social bond. From the photographic and verbal narratives produced by the young people, family and ties with peers appear as important elements in the treatment of the helplessness they experience. The school is perceived as both a space of welcome and helplessness. Finally, it was possible to monitor the formation of identification processes among adolescents, who seemed to be unaccustomed to listening to common elements among them, and to produce new ways of inhabiting and experiencing the school environment.

Author Biographies

Cláudia Braga de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1990), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES no período de 2003 a 2008, com período de Bolsa Sanduíche na Université Paris Diderot ? Paris 7. Foi Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (2012-2019). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora Associada do Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas ? NIPIAC/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, Psicanálise e Educação. Dedica-se ao estudo dos temas: laços sociais e processos de subjetivação contemporâneos.

Luciana Gageiro Coutinho , Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (desde 2009), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É líder do diretório de pesquisa Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/UFF) e membro do diretório de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NUPSE/ UFF). Atualmente coordenadora e membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e do Projeto de Pesquisa Multicêntrico "Psicanálise e Saúde Mental na Universidade". É também pesquisadora associada ao NIAJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude CFCH/UFRJ) e participa da comissão nacional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira - REDEJUBRA. Integrante da Rede de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (RSMCA), da RED INFEIES (Red interuniversitária internacional de estudos e investigações psicanalíticas e interdisciplinares em infância e instituições) e da RUEPSY (Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos na Educação). Psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Seu campo de pesquisa e atuação se dá na interface da psicanálise com a educação e em diálogo com outras áreas das ciências humanas e sociais, concentrando-se nas questão relativas à adolescência, do ponto de vista clínico, social, institucional e político. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e laço social.

Aline Carla Azevedo Matos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2023), bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e especialista em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil pela Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (2008). Foi bolsista de Iniciação Científica UNIRIO nos projetos de pesquisa “Mal-estar na comunidade acadêmica” e “Mal-estar e laço social: reflexos da pandemia nas instituições de ensino” de 2020 a 2022. Atualmente está vinculada à pesquisa “Laço social, modos de subjetivação e educação: desafios contemporâneos” e ao projeto de extensão “Da escola à universidade: escutando o mal-estar e o sofrimento psíquico” desenvolvidos pela UNIRIO.

 

Gabriel Faria Botelho Tostes, Universidade Federal Fluminense

Graduando no curso de Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Niterói (Rio de Janeiro). Trabalha como Pesquisador e Bolsista de Iniciação Científica no LAPSE (Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social), com o projeto de pesquisa "Educação para a vida: Suicídios na adolescência e vulnerabilidades sociais".

 

 

 

Published

2025-07-18

How to Cite

Andrade, C. B. de, Coutinho , L. G., Santos, A. C. A. M., & Tostes, G. F. B. (2025). QUAL É O SEU LUGAR NO MUNDO SEM SER SELFIE? OFICINA DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5398–5408. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2135