NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.935 NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2252

Palavras-chave:

Educação; Psicologia; Política Pública.

Resumo

A inserção da Psicologia nas políticas públicas educacionais tem sido pauta recorrente de debates na sociedade brasileira, principalmente após a promulgação da lei federal 13.935 de 2019, que determina a presença de serviços de Psicologia na rede pública da educação básica. Assim, este artigo busca compreender a efetivação da referida lei no Rio Grande do Sul, a partir das narrativas de profissionais da Psicologia atuantes no campo. Averiguando de que forma ela está sendo implementada, como os profissionais da Psicologia são contratados e capacitados para a atuação, como estão trabalhando e o que se espera do serviço prestado. A pesquisa foi exploratória de abordagem qualitativa, organizada a partir da coleta de oito entrevistas realizadas com psicólogas(os) graduadas(os) que ocupam cargos distintos no estado, na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, em Secretarias Municipais de Educação, na Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do RS e integrantes da Associação Brasileira de Psicologia Escolar da região sul. Os dados coletados foram submetidos à metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciaram um cenário de trabalho precarizado, com poucos profissionais para dar conta de grandes demandas. Evidencia-se que a lei carece de avanços e reformulações, como especificações no número de contratos, a criação de cargos específicos e a definição das atribuições dos servidores. Por último, problematizou-se o papel da Psicologia nas políticas públicas educacionais.

Biografia do Autor

André Weber de Vargas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduando em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em estágio curricular em Psicoterapia no Serviço Integrado de Saúde (SIS,2024), clínica escola na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Realizou estágio curricular em Psicologia Escolar e Educacional no Laboratório de Práticas Sociais (LAPS, 2023). Atualmente Bolsista PUIC no Grupo da Pesquisa Sobre Adolescências (GRUPAD, UNISC, 2024), sob coordenação da Profa. Dra. Edna Linhares Garcia. Trabalhou em estágio não-obrigatório no Programa Escola Inclusiva (PEI, UNISC / Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 2023), onde acompanhou estudante incluído do Ensino Fundamental. Foi bolsista no Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino (PROBAE) no Laboratório de Mensuração e Testagem Psicológica (LAMTEPSI, UNISC, 2023), sob coordenação da Profa. Dra. Valéria Gonzatti.

Eduardo Steindorf Saraiva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor adjunto no ensino de graduação e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Psicologia.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

Weber de Vargas, A., & Steindorf Saraiva, E. (2025). NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.935 NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5123–5132. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2252

Edição

Seção

Artigos