A RELAÇÃO ENTRE AUTOESTIMA E A QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2399

Palavras-chave:

autoestima, relacionamento amoroso, terapia cognitivo-comportamental

Resumo

A autoestima é um excelente marcador de qualidade de saúde mental e bem-estar social. Uma boa autoestima significa uma relação mais saudável consigo mesma e com os outros. Este artigo trata-se de um estudo de cunho bibliográfico que abrange uma discussão de diversos autores a fim de proporcionar um conhecimento sobre a definição de autoestima, relacionamentos amorosos, descrever a relevância de uma boa autoestima nos relacionamentos interpessoais, definir os impactos de uma baixa autoestima tendo como ênfase a importância de se trabalhar a autoestima com base na terapia cognitivo comportamental e como a melhora da autoestima pode impactar na melhoria dos relacionamentos dos indivíduos. O objetivo do estudo é compreender quais os impactos de uma boa autoestima na qualidade dos relacionamentos amorosos. Após uma pesquisa em artigos publicados, observou-se que uma pessoa com boa autoestima tem relações íntimas mais satisfatórias, além de se sentir melhor consigo mesma. Dessa forma, mesmo diante de conflitos e problemas, as pessoas conseguem resolver de uma maneira mais assertiva.

Biografia do Autor

Maryana Silva Menezes, Centro Universitário Celso Lisboa

Psicóloga com formação desde 2020. Especialista (pós-graduação) em Terapia Cognitivo-comportamental. Atua na área de Psicologia Clínica.

Adriele Barberino Santiago, Centro Universitário Celso Lisboa

Psicóloga, formada desde 2020. Pós-graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Tem experiência em Psicologia Clínica tendo como ênfase a Terapia Cognitivo-comportamental.

Clystine Abram Oliveira Gomes, Centro Universitário Celso Lisboa

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1989). Mestrado em Psicologia na Universo. Especialização e, Terapia Cognitivo-comportamental pela SPEI, Especialização em Hipnose Clínica, Hospitalar e Organizacional pela SPEI, Especialização em Sexualidade Humana pelo IBMR, Especialização em Psicologia Organizacional pela UCL, Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP. Professora da pós-graduação da UCL em Terapia Cognitivo-comportamental. Professora da pós-graduação da UCL em Hipnose Clínica. Professora da pós-graduação do COI em Cuidados Paliativos. Tem experiência desde 1989 na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitivo-comportamental.

Downloads

Publicado

2025-10-19

Como Citar

Menezes, M. S., Santiago, A. B., & Gomes, C. A. O. (2025). A RELAÇÃO ENTRE AUTOESTIMA E A QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5683–5692. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2399

Edição

Seção

Artigos