PSICANÁLISE INICIÁTICA: DO REAL DO INCONSCIENTE À CONSCIÊNCIA PURA

FROM THE REAL OF THE UNCONSCIOUS TO PURE CONSCIOUSNESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2409

Palavras-chave:

Psicanálise Iniciática; Saúde mental; Espiritualidade.

Resumo

A Psicanálise surgiu com Freud desvelando os imperativos inconscientes das neuroses, identificando o recalque e a libido como características fundamentais do psiquismo. Muitos psicanalistas lhe acompanharam e outros lhe sucederam, ampliando visões e multiplicando perspectivas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, tem o objetivo de evidenciar os múltiplos aspectos da Psicanálise na atualidade, para além da sexualidade, com destaque, especialmente, aos aspectos espirituais, subjacentes na Psicanálise, a partir da obra de Jacques Lacan. O estudo evidenciou que, antes de compor sua teoria, Lacan dedicou-se ao estudo do Taoísmo e do Zen Budismo, no Oriente. A influência da filosofia oriental, de caráter eminentemente espiritual, se revela em sua teoria, particularmente no conceito de Real, Simbólico e Imaginário. Partindo do trabalho de Lacan, a Psicanálise Iniciática integra saberes psicanalíticos e espiritualidade em seu arcabouço teórico e manejo clínico. Valendo-se de intervenções como a transferência e a interpretação, mas também a Metáfora e os Koans, o psicanalista iniciático busca propiciar condições para que o indivíduo transcenda as identificações com o Ego, haja vista que tais identificações constituem um aprisionamento ao tempo psicológico, o qual tanto gera fixações ao passado traumático, quanto uma vida de fantasias em relação ao futuro. A desidentificação com o Ego permite estar plenamente no instante, o que amplia a percepção da realidade e promove a integração à Consciência pura.

Biografia do Autor

João Luiz da Silva Neto, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA

Psicólogo, pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA (2010). Mestrando do Mestrado Profissional de Psicologia - Práticas e Inovação em Saúde Mental, pela Universidade de Pernambuco - UPE Garanhuns. Psicanalista (Sociedade Brasileira de Psicanálise Iniciática). Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (1999). Especialista em Psicologia Clínica, na Abordagem Psicanalítica, pela ESUDA - PE (2012) e na Abordagem Integrativa Transpessoal, pelo Centro Universitário UNIFATEB - PR e Instituto Vera Saldanha - SP (2023). Atuou como gerente de Recursos Humanos do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA (2015 a 2019). Atualmente, atua como psicólogo clínico, nas cidades de Gravatá-PE, Vitória de Santo Antão-PE e na modalidade on-line; como docente do curso de Psicologia do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA; supervisor clínico na abordagem psicanalítica, em consultório particular e na Clínica-escola do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA e como palestrante na área de Psicologia. 

Luciano da Fonseca Lins, Universidade de Pernambucano

Psicólogo clínico e psicanalista, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Ph.D. em Psicanálise pela mesma universidade, docente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Silva Neto, J. L. da, & Lins, L. da F. (2025). PSICANÁLISE INICIÁTICA: DO REAL DO INCONSCIENTE À CONSCIÊNCIA PURA: FROM THE REAL OF THE UNCONSCIOUS TO PURE CONSCIOUSNESS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5353–5362. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2409

Edição

Seção

Artigos