ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR: VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2418Palavras-chave:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TECNOLOGIA EM SAUDE, ESTUDO DE VALIDAÇÃOResumo
Objetivo: Descrever o processo de validação de uma tecnologia educativa com estratégias metodológicas de Educação Permanente para o contexto hospitalar. Método: O processo de validação do manual incluiu duas avaliações: o Índice de Validação do Conteúdo (IVC) por oito especialistas da saúde, que analisaram os objetivos, estrutura, apresentação e relevância, e o Índice de Validação de Aparência (IVA) por quatro especialistas de outras áreas, que avaliaram a organização, estilo, aparência e motivação. Ambos os questionários asseguraram que o manual fosse apropriado em conteúdo e apresentação. Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 16. Resultados: Os resultados mostraram um percentual total de concordância de 77,34% (99), pois 72 escores (56,25%) foram avaliados como totalmente adequado e 27 do total de escores (21,09%) como adequado, 28 (21,88%) como parcialmente adequado e somente 1 escore (1,78%) de inadequado, indicando que a propensão de discordância foi inferior à média de concordância, sendo assim o manual foi validado, pois obteve o alcance superior a 70%, pré-estabelecido neste estudo. O IVA avaliado pelos especialistas de outras áreas apresentou um percentual total de concordância de 99%; não foram identificadas variações significativas nas respostas indecisas ou discordantes. Conclusão: Portanto, concluiu-se que a TE, ao adequar-se as sugestões e comentários dos especialistas, gerando uma segunda versão, tornou-se uma ferramenta válida a ser utilizada pela equipe multiprofissional no contexto hospitalar.