UTILIZAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO NO ENSINO DE NEURORRADIOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2436

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino em Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivou-se avaliar a percepção dos alunos sobre guias didáticos de neurorradiologia como estratégia de ensino. Trata-se de um estudo transversal e descritivo conduzido com 50 alunos do quarto semestre de medicina de uma universidade pública do Brasil. Os dados foram obtidos por questionários eletrônicos, comparando semanas com e sem o uso de guias didáticos. A análise dos dados foi feita utilizando estatística descritiva no software R. Quanto aos resultados, houveram 23 respostas ao primeiro questionário, 19 ao segundo e 12 ao terceiro, correspondendo a taxas de resposta de 46%, 38% e 24%, respectivamente. O desenvolvimento de habilidades em equipe e comunicação oral foi considerado similar com ou sem o guia. Os alunos acharam que o guia favorecia mais o aprendizado autônomo de neurorradiologia. O guia superou a aula regular em sete das oito perguntas, exceto na hierarquização dos achados radiológicos, onde 50% dos alunos preferiram o guia. As principais dificuldades com o guia foram autocobrança e falta de tempo, enquanto sem o guia, as dificuldades incluíam falta de orientação e clareza. As maiores facilidades com o guia foram a clareza das etapas e a aplicabilidade prática. A maioria dos alunos relatou ter aprendido mais com o guia e preferiu usá-lo em todas as aulas. Portanto o guia mostrou-se eficaz para o aprendizado autônomo de neurorradiologia, superando a abordagem tradicional na maioria dos aspectos e sendo preferível pelos alunos devido à clareza e aplicabilidade prática.

Biografia do Autor

Rafael Augusto Silva Cabeça, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduando do 8º semestre em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), atua como monitor de Habilidades Profissionais II e diretor de Ensino na Liga Paraense de Urgência e Emergência (LAUEP). É bolsista do Programa PIBIC-UEPA e integra o Grupo de Pesquisa Morfofisiologia: Ensino e Pesquisa Aplicada à Saúde. Também é membro fundador do Grupo de Pesquisa em Neurologia Experimental, Clínica e Cirúrgica e sócio acadêmico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Ricardo Ormanes Massoud, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmico de Medicina no 8º período pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com grande domínio da língua inglesa. Atua como estagiário na linha de pesquisa em Educação Médica no Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde (UEPA) e é monitor do componente curricular Habilidades Profissionais IV. É bolsista PIBIC/UEPA.

Ana Luiza Nepomuceno Sampaio, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmica do 7 semestre do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Estagiária do Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará (LCE/UEPA), atuando na Linha de Pesquisa em Isquemia e Reperfusão, com Ênfase em Choque e Transplantes. Estagiária do Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Bolsista em Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Linha de Pesquisa Experimental com Doença de Parkinson. Secretária da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular (LACIC) (2023-atual) e da Liga Acadêmica de Urologia do Pará (LAUPA) (2024-atual). Curso de Inglês avançado pela Escola de Idiomas Cultura Inglesa (2021) e título "Pass With Distinction" no Key English Test pela Cambridge Assessment (Cambridge Exam) (2019). Ensino médio completo pela Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) (2019).

Alessandro Vidal de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmico do 7º semestre de Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA), é coordenador discente da Linha de Pesquisa em Isquemia e Reperfusão com foco em Choque e Transplantes e coordenador científico do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE/UEPA). Atua como vice-presidente da Liga Acadêmica de Urologia do Pará (LAUPA) e como estagiário no LCE/UEPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde e aluno voluntário em um projeto de iniciação científica (PIBIC) em educação médica. Foi monitor de Pesquisa Científica I por dois semestres.

Alexandre Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará (1991), Médico radiologista, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia desde 1995. Exerce a medicina como radiologista no Estado do Pará desde 1996. Mestre em Ensino em saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2017) e Doutor em Doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2022). É professor da Universidade do Estado do Pará-UEPA e da UNIFAMAZ atuando no componente curricular morfonfuncional para o curso de medicina. Também integra o Curso de pós-graduação em pediatria e neonatologia da Universidade Federal do Pará-UFPA, conduzindo os módulos de Radiologia Pediátrica e Radiologia em Neonatologia.

Jofre Jacob da Silva Freitas, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Centro de Estudos Pré-Clínicos da Amazônia. Tv. Perebebuí 2623. Marco. Belém - PA, 66087-662

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, Doutor em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2002) Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFSC. Foi Chefe do Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, e atualmente professor titular da cadeira de histologia da Universidade do Estado do Pará ministrando aulas no curso de medicina. Larga experiência de gestão universitária e gestão de projetos. Está na sua segunda gestão como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPA. Experiência em metodologias ativas atuando no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino em Saúde, com a geração de vários produtos tecnológicos educacionais. Atuou no Programa de Cirurgia Experimental, onde foram gerados vários produtos tecnológicos na área de saúde. Coordenador do Centro de Estudos Pré-Clínicos da Amazônia (CEPAM), onde são desenvolvidas pesquisas na área de Bioprospecção de Bioativos da Amazônia, utilizando vários modelos experimentais, avaliando efeitos antioxidantes, anticarcinogênicos, antinociceptivos e neuroprotetores de fitoterápicos da região. Experiência na geração de patentes a partir dos estudos de bioprospecção de produtos oriundos dos conhecimentos das comunidades tradicionais da Amazônia. O CEPAM tem articulação com pequenas empresas de base tecnológica no intuito de realizar inovação e transferência tecnológica.

Katia Simone Kietzer Liberti, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduada em Fisioterapia pela FURB (1998), com carreira acadêmica consolidada. Realizou mestrado em Anatomia Funcional pela USP e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA, com pós-doutorado em Neurociências pela UFSC. Foi docente efetiva da UFPA, lecionando Anatomia Humana, Fisiologia Geral e Neuroanatomia Funcional. Atualmente é docente da UEPA, onde atua com metodologias ativas de ensino no núcleo morfofuncional, orientando alunos em programas de monitoria, iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado). Integra o Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, onde também foi vice-coordenadora, e já colaborou com o Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental. Contribuiu em gestão acadêmica, coordenando cursos, participando de conselhos universitários e desenvolvendo projetos institucionais para captação de recursos.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Cabeça, R. A. S., Massoud, R. O., Sampaio, A. L. N., Oliveira, A. V. de, da Silva, A. F., Freitas, J. J. da S., & Liberti, K. S. K. (2025). UTILIZAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO NO ENSINO DE NEURORRADIOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5363–5375. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2436

Edição

Seção

Artigos