USE OF A TEACHING GUIDE IN TEACHING NEURORADIOLOGY IN THE MEDICINE COURSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2436

Keywords:

Metodologias Ativas, Ensino em Saúde, Tecnologia Educacional

Abstract

The aim of this study was to evaluate students’ perceptions of neuroradiology teaching guides as a teaching strategy. Concerning to the methods, it was a cross-sectional, descriptive study was conducted with 50 fourth-semester medical students from a public university in Brazil. Data were obtained through electronic questionnaires, comparing weeks with and without the use of teaching guides. Data analysis was performed using descriptive statistics in the R software. There were 23 responses to the first questionnaire, 19 to the second, and 12 to the third, corresponding to response rates of 46%, 38%, and 24%, respectively. The development of team skills and oral communication were considered similar with or without the guide. Students felt that the guide favored autonomous learning of neuroradiology more. The guide outperformed the regular class in seven of the eight questions, except for the hierarchization of radiological findings, where 50% of students preferred the guide. The main difficulties with the guide were self-pressure and lack of time, while without the guide, the difficulties included lack of guidance and clarity. The greatest advantages of the guide were the clarity of the steps and practical applicability. Most students reported having learned more from the guide and preferred to use it in all classes. Therefore, the guide proved to be effective for autonomous learning of neuroradiology, surpassing the traditional approach in most aspects and being preferred by students due to its clarity and practical applicability.

Author Biographies

Rafael Augusto Silva Cabeça, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduando do 8º semestre em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), atua como monitor de Habilidades Profissionais II e diretor de Ensino na Liga Paraense de Urgência e Emergência (LAUEP). É bolsista do Programa PIBIC-UEPA e integra o Grupo de Pesquisa Morfofisiologia: Ensino e Pesquisa Aplicada à Saúde. Também é membro fundador do Grupo de Pesquisa em Neurologia Experimental, Clínica e Cirúrgica e sócio acadêmico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Ricardo Ormanes Massoud, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmico de Medicina no 8º período pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com grande domínio da língua inglesa. Atua como estagiário na linha de pesquisa em Educação Médica no Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde (UEPA) e é monitor do componente curricular Habilidades Profissionais IV. É bolsista PIBIC/UEPA.

Ana Luiza Nepomuceno Sampaio, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmica do 7 semestre do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Estagiária do Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará (LCE/UEPA), atuando na Linha de Pesquisa em Isquemia e Reperfusão, com Ênfase em Choque e Transplantes. Estagiária do Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Bolsista em Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Linha de Pesquisa Experimental com Doença de Parkinson. Secretária da Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular (LACIC) (2023-atual) e da Liga Acadêmica de Urologia do Pará (LAUPA) (2024-atual). Curso de Inglês avançado pela Escola de Idiomas Cultura Inglesa (2021) e título "Pass With Distinction" no Key English Test pela Cambridge Assessment (Cambridge Exam) (2019). Ensino médio completo pela Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) (2019).

Alessandro Vidal de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Acadêmico do 7º semestre de Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA), é coordenador discente da Linha de Pesquisa em Isquemia e Reperfusão com foco em Choque e Transplantes e coordenador científico do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE/UEPA). Atua como vice-presidente da Liga Acadêmica de Urologia do Pará (LAUPA) e como estagiário no LCE/UEPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde e aluno voluntário em um projeto de iniciação científica (PIBIC) em educação médica. Foi monitor de Pesquisa Científica I por dois semestres.

Alexandre Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará (1991), Médico radiologista, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia desde 1995. Exerce a medicina como radiologista no Estado do Pará desde 1996. Mestre em Ensino em saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2017) e Doutor em Doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2022). É professor da Universidade do Estado do Pará-UEPA e da UNIFAMAZ atuando no componente curricular morfonfuncional para o curso de medicina. Também integra o Curso de pós-graduação em pediatria e neonatologia da Universidade Federal do Pará-UFPA, conduzindo os módulos de Radiologia Pediátrica e Radiologia em Neonatologia.

Jofre Jacob da Silva Freitas, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Centro de Estudos Pré-Clínicos da Amazônia. Tv. Perebebuí 2623. Marco. Belém - PA, 66087-662

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, Doutor em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2002) Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFSC. Foi Chefe do Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, e atualmente professor titular da cadeira de histologia da Universidade do Estado do Pará ministrando aulas no curso de medicina. Larga experiência de gestão universitária e gestão de projetos. Está na sua segunda gestão como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPA. Experiência em metodologias ativas atuando no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino em Saúde, com a geração de vários produtos tecnológicos educacionais. Atuou no Programa de Cirurgia Experimental, onde foram gerados vários produtos tecnológicos na área de saúde. Coordenador do Centro de Estudos Pré-Clínicos da Amazônia (CEPAM), onde são desenvolvidas pesquisas na área de Bioprospecção de Bioativos da Amazônia, utilizando vários modelos experimentais, avaliando efeitos antioxidantes, anticarcinogênicos, antinociceptivos e neuroprotetores de fitoterápicos da região. Experiência na geração de patentes a partir dos estudos de bioprospecção de produtos oriundos dos conhecimentos das comunidades tradicionais da Amazônia. O CEPAM tem articulação com pequenas empresas de base tecnológica no intuito de realizar inovação e transferência tecnológica.

Katia Simone Kietzer Liberti, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662

Graduada em Fisioterapia pela FURB (1998), com carreira acadêmica consolidada. Realizou mestrado em Anatomia Funcional pela USP e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA, com pós-doutorado em Neurociências pela UFSC. Foi docente efetiva da UFPA, lecionando Anatomia Humana, Fisiologia Geral e Neuroanatomia Funcional. Atualmente é docente da UEPA, onde atua com metodologias ativas de ensino no núcleo morfofuncional, orientando alunos em programas de monitoria, iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado). Integra o Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, onde também foi vice-coordenadora, e já colaborou com o Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental. Contribuiu em gestão acadêmica, coordenando cursos, participando de conselhos universitários e desenvolvendo projetos institucionais para captação de recursos.

Published

2025-07-11

How to Cite

Cabeça, R. A. S., Massoud, R. O., Sampaio, A. L. N., Oliveira, A. V. de, da Silva, A. F., Freitas, J. J. da S., & Liberti, K. S. K. (2025). USE OF A TEACHING GUIDE IN TEACHING NEURORADIOLOGY IN THE MEDICINE COURSE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5363–5375. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2436

Issue

Section

Artigos