ESCUTA ACOLHEDORA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM UM COLÉGIO PÚBLICO NO SEMIÁRIDO BAIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AN EXPERIENCE REPORT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2519

Palavras-chave:

Saúde emocional, Psicologia escolar, Intervenção psicossocial

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação de um serviço de escuta acolhedora em um colégio público estadual de Juazeiro-BA, no contexto de um estágio em Psicologia Escolar. O objetivo foi promover o bem-estar emocional dos estudantes do ensino fundamental e médio, oferecendo suporte para lidar com questões como ansiedade, depressão, automutilação e luto. O estudo, de natureza qualitativa descritiva, ocorreu entre março e novembro de 2024, envolvendo 108 alunos em atendimentos individuais e grupos terapêuticos. Os registros das intervenções foram analisados por estatística descritiva, permitindo a identificação de padrões emocionais e contextuais. Os resultados indicaram uma maior demanda entre adolescentes do sexo feminino, com um pico de atendimentos aos 15 anos, evidenciando vulnerabilidades específicas dessa faixa etária. A análise também revelou que estudantes provenientes de famílias monoparentais femininas buscaram mais apoio psicológico, reforçando a influência da estrutura familiar na saúde mental. A escuta acolhedora se mostrou uma estratégia eficaz para a promoção do bem-estar, proporcionando um espaço seguro para expressão emocional e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas permanentes, como a plena implementação da Lei nº 13.935/2019, que prevê a presença de psicólogos nas escolas, garantindo suporte contínuo aos alunos. Conclui-se que a escuta acolhedora é uma ferramenta fundamental para a Psicologia Escolar, promovendo um ambiente mais acolhedor e contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Biografia do Autor

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

É professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia - FATEC-TQ (1999), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Faculdade de Informática de Lins - FIL (2002), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004), Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009) e pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015), atualmente está cursando Psicologia com previsão de termino em 2024. É professor e orientador no programa de mestrado interdisciplinar Ciências da Saúde e Biológicas na UNIVASF. É editor da Revista REVASF e revisor de diversos Congressos na área de Computação. Tem 60 artigos publicados em Congresso de Computação e Interdisciplinares, escreveu 5 livros na área da computação, possui 20 artigos em revistas e 5 capítulos de livro. Orientou e co-orientou 16 alunos de mestrado e atualmente possui 2 orientações em andamento, orientou 18 alunos de Iniciação científica com bolsa e atualmente possui 2 orientações em andamento. Possui 9 patentes de registro de software. Participou de 3 projetos de extensão em áreas da saúde, pedagogia e Social. Participou como coordenador de 8 projetos científicos com financiamento de agências de fomento estaduais e federais. É líder do grupo de estudo Interdisciplinar LaPESS e participa de outros grupos de estudo vinculados à Universidade UFPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software Interdisciplinar, Computação e saúde, Ensino de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Qualidade e Métricas de Software, Softwares para Educação, Software para Saúde mental e qualidade de vida.

Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professora efetiva do curso de graduação em Psicologia e pós graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar/educacional. Tem interesse nos temas: interação social, metas de socialização e desenvolvimento infantil, parentalidade, educação e cultura. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infanto/juvenil e Processos Psicossociais - LEDIPPSI Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Argenton Ramos, R., & Cavalcante Borges de Sousa, L. (2025). ESCUTA ACOLHEDORA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM UM COLÉGIO PÚBLICO NO SEMIÁRIDO BAIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : AN EXPERIENCE REPORT. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5486–5498. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2519