ACTIVE LISTENING AS A STRATEGY FOR PROMOTING THE MENTAL HEALTH OF ADOLESCENTS IN A PUBLIC SCHOOL IN THE SEMIARID REGION OF BAHIA

AN EXPERIENCE REPORT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2519

Keywords:

Emotional well-being, School psychology, Psychosocial intervention

Abstract

This paper reports on the experience of implementing a listening and emotional support service at a public college, located in Juazeiro-BA, with the aim of promoting the emotional well-being of elementary and high school students. Using the intervention-research methodology, individual counseling sessions and therapeutic groups were conducted between March and November 2024, covering 108 students with issues such as anxiety, depression, self-harm, and grief. Data analysis revealed a higher demand among female adolescents and a peak in attendance among 15-year-old students, reflecting specific vulnerabilities of this age group. The results highlight the importance of preventive practices tailored to students' emotional needs and integrated into the school environment. This account demonstrates that initiatives like the listening and support service are essential to strengthening mental health in public education and require permanent public policies, such as the full implementation of Law No. 13,935/2019, to ensure continuous and effective psychological support in Brazilian schools.

Author Biographies

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

É professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia - FATEC-TQ (1999), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Faculdade de Informática de Lins - FIL (2002), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004), Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009) e pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015), atualmente está cursando Psicologia com previsão de termino em 2024. É professor e orientador no programa de mestrado interdisciplinar Ciências da Saúde e Biológicas na UNIVASF. É editor da Revista REVASF e revisor de diversos Congressos na área de Computação. Tem 60 artigos publicados em Congresso de Computação e Interdisciplinares, escreveu 5 livros na área da computação, possui 20 artigos em revistas e 5 capítulos de livro. Orientou e co-orientou 16 alunos de mestrado e atualmente possui 2 orientações em andamento, orientou 18 alunos de Iniciação científica com bolsa e atualmente possui 2 orientações em andamento. Possui 9 patentes de registro de software. Participou de 3 projetos de extensão em áreas da saúde, pedagogia e Social. Participou como coordenador de 8 projetos científicos com financiamento de agências de fomento estaduais e federais. É líder do grupo de estudo Interdisciplinar LaPESS e participa de outros grupos de estudo vinculados à Universidade UFPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software Interdisciplinar, Computação e saúde, Ensino de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Qualidade e Métricas de Software, Softwares para Educação, Software para Saúde mental e qualidade de vida.

Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professora efetiva do curso de graduação em Psicologia e pós graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar/educacional. Tem interesse nos temas: interação social, metas de socialização e desenvolvimento infantil, parentalidade, educação e cultura. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infanto/juvenil e Processos Psicossociais - LEDIPPSI Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Published

2025-07-18

How to Cite

Argenton Ramos, R., & Cavalcante Borges de Sousa, L. (2025). ACTIVE LISTENING AS A STRATEGY FOR PROMOTING THE MENTAL HEALTH OF ADOLESCENTS IN A PUBLIC SCHOOL IN THE SEMIARID REGION OF BAHIA: AN EXPERIENCE REPORT. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5486–5498. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2519