AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.16891/278Resumo
Resumo
A satisfação dos usuários deve ser estabelecida como meta principal de todos os serviços de saúde. A humanização dos tratamentos de saúde gera uma relação de confiança entre paciente e profissional, diminuindo a ansiedade e o medo durante o tratamento odontológico. Para que os atendimentos odontológicos possam ser aprimorados, torna-se importante a avaliação da satisfação de seus usuários. Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de satisfação de 200 pacientes adultos em relação ao atendimento odontológico oferecido pela Clínica de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio. Materiais e Métodos: A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista no período de março a abril de 2015, através de um questionário com questões objetivas, abordando aspectos do atendimento clínico e organizacional da instituição e perfil dos usuários atendidos no setor. Os questionários foram aplicados na sala de espera, antes do atendimento odontológico. Resultados: A análise dos dados mostrou um perfil de usuário predominantemente feminino (52%), com idade entre 18 e 27 anos (62%), apresentando renda familiar mensal de 1 a 2 salários mínimos (67%). Quanto à satisfação com tratamento recebido por especialidade: periodontia, cirurgia e prótese tiveram 100% dos usuários satisfeitos e na área de endodontia e dentística tiveram 99,35% de satisfação. Com relação ao conforto e limpeza 100% estão satisfeitos com os serviços, na organização (99%) e iluminação (97,5%). Conclusão: A maioria dos usuários participantes da pesquisa demonstrou grande satisfação em relação à qualidade do serviço odontológico prestado pela Faculdade Leão Sampaio.
Palavras-chave: Avaliação de serviços, Faculdade de Odontologia, Satisfação.