TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • José Carlos Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Lucas Rasi Cunha Leite Faculdade de Tecnologia – FATEC e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
  • Jucilene Barbosa Dourado Unigran
  • João Pedro Teixeira Basmage Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

DOI:

https://doi.org/10.16891/335

Resumo

O TDAH é reconhecido como um transtorno que acomete crianças, entretanto estudos longitudinais apontam que metade a dois terços destes casos os sintomas persistem na adolescência e fase adulta, podendo causar prejuízos em várias áreas, inclusive a acadêmica. Partindo destas considerações, o presente artigo apresenta como objetivo avaliar a Qualidade de Vida (QV) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em estudantes universitários. Utilizou-se o método quantitativo e de corte transversal com uma amostra de 563 estudantes que preencheram voluntariamente o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o Questionário Sociodemográfico, Escala de Auto-Avaliação para Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Adultos - Adult Self-Report Scale (ASRS) e WHOQOL-bref. Os resultados apontaram que dos 563 acadêmicos que foram pesquisados, 64,5% possuem indicativo de TDAH. Quando comparado o WHOQO-breve com o TDAH, todos os casos de acadêmicos que possuem indicativo de TDAH possuem escores de QV menores em relação aos acadêmicos que não possuem indicativo de TDAH.  A grande maioria dos estudantes avaliados, que apresentaram sintomas de TDAH, possuem QV inferior aos que não possuem sintoma.

Palavras-chave: TDAH. Qualidade de vida. WHOQOL-bref. Estudantes universitários.

Referências

ADLER LA, SPENCER T, FARAONE SV, KESSLER RC, HOWES MJ, BIEDERMAN J, et al. Validity of pilot Adult ADHD Self- Report Scale (ASRS) to Rate Adult ADHD symptoms. Ann Clin Psychiatry. 2006 Jul-Sep;18(3):145-8.

BARKLEY RA, MURPHY KR. Impairment in occupational functioning and adult ADHD: the predictive utility of executive function (EF) ratings versus EF tests. Arch Clin Neuropsychol. 2010 May; 25(3):157-73.

BURLISON JD, DWYER WO. Risk screening for ADHD in a college population: is there a relationship with academic performance? J Atten Disord. 2013 Jan;17(1):58-63.

CHENG SH, LEE CT, CHI MH, SUN ZJ, CHEN PS, CHANG YF, et al. Factors Related to Self-Reported Attention Deficit Among Incoming University Students. J Atten Disord. 2014 Sep 30.

DAVIDSON MA. ADHD in adults: a review of the literature. J Atten Disord. 2008 May; 11(6): 628-41.

DUPAUL GJ, WEYANDTLL O’Dell SM, VAREJAO M. College students with ADHD current status and future directions. J Atten Disord. 2009 Nov; 13(3): 234-50.

GARNIER-DYKSTRA LM, PINCHEVSKY GM, CALDEIRA KM, VINCENT KB, ARRIA AM. Self-reported adult attention-deficit/hyperactivity disorder symptoms among college students. J Am Coll Health. 2010, 59(2):133-6.

GRAY S, WOLTERING S, MAWJEE K, TANNOCK R. The adult ADHD Self-Report Scale (ASRS): utility in college students with attention- defict/hyperactivity disorder. Peer J. 2014 mar 25;2: e 324.

KESSLER RC, et al. The prevalence and correlates of adult ADHD in the United States: Results from the National Comorbidity Survey Replication. Am J Psychiatry. 2006 Apr; 163(4): 716–723.

KESSLER RC, et al. The World Health Organization Adult ADHD Self-Report Scale (ASRS): a short screening scale for use in the general population. Psychol Med. 2005 Feb;35(2):245-56.

MATTOS P, et al. Consenso Brasileiro de Especialistas sobre Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em adultos (TDAH), [2006]. Disponível em: <http://www.tdah.org.br/br/artigos/textos/item/112-consenso-brasileiro-de-especialistas-sobre-diagn%C3%B3stico-do-tdah-em-adultos.html>. Acesso em 08 Março de 2014.

MATTOS P, et al. Validação semântica da versão em língua portuguesa do Questionário de Qualidade de Vida em Adultos (AAQoL) que apresentam transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH). Rev Psiq Clín. 2011;38(3):87-90.

MATTOS, Paulo et al. Painel brasileiro de especialistas sobre diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2006, vol.28, n.1, pp.50-60. ISSN 0101-8108. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082006000100007.

SILVA MA. Investigação de TDAH entre estudantes de odontologia e suas repercussões na destreza manual e desempenho cognitivo (tese). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP); 2014.

The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med 1995; 41:1403-10.[ Links ]

THOMAS M, ROSTAIN A, CORSO R, BABCOCK T, MADHOO M. ADHD in the college setting: Current Perceptions and Future Vision. J Atten Disord. 2015 Aug; 19(8): 643.

Downloads

Publicado

2017-06-24

Como Citar

Souza, J. C., Leite, L. R. C., Dourado, J. B., & Basmage, J. P. T. (2017). TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(12), 101–106. https://doi.org/10.16891/335

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)