TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • José Carlos Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Lucas Rasi Cunha Leite Faculdade de Tecnologia – FATEC e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
  • Jucilene Barbosa Dourado Unigran
  • João Pedro Teixeira Basmage Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

DOI:

https://doi.org/10.16891/335

Resumo

O TDAH é reconhecido como um transtorno que acomete crianças, entretanto estudos longitudinais apontam que metade a dois terços destes casos os sintomas persistem na adolescência e fase adulta, podendo causar prejuízos em várias áreas, inclusive a acadêmica. Partindo destas considerações, o presente artigo apresenta como objetivo avaliar a Qualidade de Vida (QV) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em estudantes universitários. Utilizou-se o método quantitativo e de corte transversal com uma amostra de 563 estudantes que preencheram voluntariamente o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o Questionário Sociodemográfico, Escala de Auto-Avaliação para Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Adultos - Adult Self-Report Scale (ASRS) e WHOQOL-bref. Os resultados apontaram que dos 563 acadêmicos que foram pesquisados, 64,5% possuem indicativo de TDAH. Quando comparado o WHOQO-breve com o TDAH, todos os casos de acadêmicos que possuem indicativo de TDAH possuem escores de QV menores em relação aos acadêmicos que não possuem indicativo de TDAH.  A grande maioria dos estudantes avaliados, que apresentaram sintomas de TDAH, possuem QV inferior aos que não possuem sintoma.

Palavras-chave: TDAH. Qualidade de vida. WHOQOL-bref. Estudantes universitários.

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Publicado

2017-06-24

Como Citar

Souza, J. C., Leite, L. R. C., Dourado, J. B., & Basmage, J. P. T. (2017). TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(12), 101–106. https://doi.org/10.16891/335

Edição

Seção

Artigos Originais

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