A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A MONITORIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/36Resumo
Introdução: A figura do monitor é prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1969 (Lei n° 5692/69) e percebe-se no processo de monitoria uma das estratégias de iniciar a formação de professores, apesar disto, muitas literaturas afirmam que os docentes estão mais preocupados no auxílio que os monitores possam oferecer aos alunos regulares, no quesito teórico ou prático, em detrimento de atividades que favoreçam o preparo da função docente. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido dentro das dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Juazeiro do Norte – CE. Participaram do estudo 20 professores da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa quantitativa onde a seleção da amostra foi acidental e os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram questionários aplicados aos professores. Os dados foram sujeitos à análises estatísticas e os resultados expostos na forma de gráficos. Resultados e discussão: Observa-se que a maioria dos professores solicita a monitoria tendo em vista a iniciação do aluno à docência e que apenas pequena parcela faz uso da monitoria como auxilio para diminuir ou acelerar suas obrigações como docente. Entretanto muitas literaturas demonstram que, apesar da importância da monitoria para formação do docente, muitos professores solicitam esta apenas para auxiliá-lo em suas atividades. Conclusão: Com base nos resultados, conclui-se que grande parte dos professores acredita que a monitoria é de fundamental importância para a formação docente do aluno.
Palavras-chave: Docência; monitoria; professores