LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO - RELATO DE CASO

Autores

  • Juvina Auana de Sousa Delfino Faculdade Leão Sampaio
  • Wallingson Michael Gonçalves Pereira Faculdade Leão Sampaio
  • Rebeka Boaventura Guimarães Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/150

Resumo

RESUMO

 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica multissistêmica, incidente em mulheres negras entre 15-45 anos de idade, de causa desconhecida e autoimune, com períodos de atividade e remissão. O LES não possui tratamento eficaz para a completa cura. Por isso, são usados imunossupressores, com diversos efeitos colaterais. A associação do tratamento fisioterapêutico com o farmacológico revela excelentes melhoras no portador do LES. Por isso faz-se necessário correlacionar o quadro clínico de uma portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico com os achados da literatura a cerca dessa patologia. O presente estudo trata-se de um estudo de caso. Obtendo dados através de uma ampla avaliação realizada no setor de Traumato ortopedia da Faculdade Leão Sampaio, conforme a ficha de avaliação utilizada. Os dados foram colhidos de forma direta com a paciente, com a qual os atendimentos eram realizados 3 (três) vezes por semana durante 15 dias, no próprio setor. Depois de colhidos os dados estes foram comparados com os achados literários. A incidência do LES ocorre entre 15 e 44 anos de idade e no sexo feminino. Dados estes encontrados no estudo. A presença da atividade lúpica repercute no nível de fadiga comprometendo a qualidade de vida, fato este presente neste estudo.  Como visto na literatura verificou-se que o portador de lúpus revela-se com clínica desfavorável a realização de atividades físicas, conferindo ao fisioterapeuta a habilidade de desenvolver protocolos que cumpram com os objetivos da terapêutica sem, no entanto, comprometer outras estruturas ou agudizar a patologia de base.

Palavras-chave: Lúpus Eritematoso Sistêmico; Trombose Venosa Profunda; Fadiga; Recursos Fisioterapêuticos; Qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

Delfino, J. A. de S., Pereira, W. M. G., & Guimarães, R. B. (2015). LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO - RELATO DE CASO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(6). https://doi.org/10.16891/150

Edição

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)