EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • José Adson de Carvalho Milfont Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte-CE
  • Augusto Henrique Alves de Oliveira Professor titular das disciplinas de Periodontia; Biossegurança e Ergonomia; e Administração em Odontologia do Curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

DOI:

https://doi.org/10.16891/216

Resumo

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são todos os acessórios utilizados no ambiente odontológico com finalidade de diminuir a exposição dos Cirurgiões-Dentistas (CD) a riscos ocupacionais, principalmente os riscos biológicos. O uso de tais equipamentos durante a execução de suas atividades dentro da área de trabalho propicia a proteção mútua de todos os envolvidos nos procedimentos clínicos, tais como o próprio Cirurgião-Dentista, sua equipe e os seus pacientes. A Luva, o Avental, a Touca, a Máscara e os Óculos de Proteção são exemplos de Equipamentos de Proteção Individual e não devem ser negligenciados, pois cada um carrega consigo uma importante função de proteção de áreas especificas do corpo. Os artigos escolhidos para esta revisão foram obtidos através do banco de dados das bases eletrônicas Sciele, Biblioteca Virtual de Saúde - BVS e LILACS. Este presente trabalho tem como intuito fazer uma revisão de literatura narrativa sobre os EPIs, tendo como objetivo difundir informações sobre tais equipamentos, fazendo uma correlação entre estudos que relatam a frequência do uso destes equipamentos pelos CDs e acadêmicos. Foi observado que existem discrepâncias sobre o uso destes EPIs dependendo da região, formação de cada profissional e cultura, assim como, foi ressaltado o má uso e manipulação dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: Biossegurança; Equipamento de Proteção, Agente Biológico;

Biografia do Autor

José Adson de Carvalho Milfont, Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte-CE

Acadêmico do 9º semestrede Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

Augusto Henrique Alves de Oliveira, Professor titular das disciplinas de Periodontia; Biossegurança e Ergonomia; e Administração em Odontologia do Curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

Augusto Henrique Alves de Oliveira é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e atua na área de Odontologia desde então, especialista em Implantodontia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009), Mestrado em Odontologia pela Universidade Potiguar (2013), pós-graduando em Saúde Coletiva pela FIP. Experiência em Odontologia, com ênfase em Implantodontia, Periodontia e Cirurgia Oral menor pesquisando atualmente nas linhas de Biofármacos, Biomateriais e Biotecnologia. Possui também Habilitação em Analgesia Inalatória com Óxido Nitroso (Resolução CFO-51). Atualmente, é membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Odontologia da Paraíba e professor titular das disciplinas de Periodontia; Biossegurança e Ergonomia; e Administração em Odontologia do Curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Milfont, J. A. de C., & Alves de Oliveira, A. H. (2015). EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(8). https://doi.org/10.16891/216

Edição

Seção

Saúde