INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA: FATORES PREPONDERANTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.16891/268Resumo
Resumo
Este artigo apresenta a importância da Inteligência Emocional (IE) nas organizações e como a mesma pode ser eficaz no exercício da liderança perante as suas relações interpessoais. O líder exerce uma grande importância agindo de maneira otimizada na resolução dos problemas no poder de influência com os seus seguidores, sabendo usar de suas emoções para o alcance do sucesso, é nesse ponto que se pode diferenciar QI e QE, sendo o primeiro o índice do nível intelectual e o segundo a habilidade de controlar as emoções em si mesmo, no outro e nos grupos. Desta forma, a proposta é de discutir como a IE pode influenciar o líder de maneira eficiente junto aos seus liderados. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, sendo escolhido o método quali-quanti. Com base na pesquisa realizada em quatro empresas do ramo de farmácias de Juazeiro do Norte-CE, onde os gestores acreditam que a IE é um conjunto de habilidades e competências que estão aliados com a capacidade de administrar as emoções, exercitando a empatia. É uma ferramenta necessária na liderança e que sua principal característica é conhecer melhor a si mesmo e ao próximo, lidar com sentimentos e colocar-se no lugar do outro.
Palavras-chave: Inteligência Emocional, Liderança, Relações Interpessoais