INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA: FATORES PREPONDERANTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Erick dos Santos Silva Faculdade Leão Sampaio
  • Maria Amélia Marques Sarmento Faculdade Leão Sampaio
  • Maria Aparecida Trajano de Sousa Faculdade Leão Sampaio
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/268

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta a importância da Inteligência Emocional (IE) nas organizações e como a mesma pode ser eficaz no exercício da liderança perante as suas relações interpessoais. O líder exerce uma grande importância agindo de maneira otimizada na resolução dos problemas no poder de influência com os seus seguidores, sabendo usar de suas emoções para o alcance do sucesso, é nesse ponto que se pode diferenciar QI e QE, sendo o primeiro o índice do nível intelectual e o segundo a habilidade de controlar as emoções em si mesmo, no outro e nos grupos. Desta forma, a proposta é de discutir como a IE pode influenciar o líder de maneira eficiente junto aos seus liderados. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, sendo escolhido o método quali-quanti. Com base na pesquisa realizada em quatro empresas do ramo de farmácias de Juazeiro do Norte-CE, onde os gestores acreditam que a IE é um conjunto de habilidades e competências que estão aliados com a capacidade de administrar as emoções, exercitando a empatia. É uma ferramenta necessária na liderança e que sua principal característica é conhecer melhor a si mesmo e ao próximo, lidar com sentimentos e colocar-se no lugar do outro.

Palavras-chave: Inteligência Emocional, Liderança, Relações Interpessoais

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

Silva, E. dos S., Sarmento, M. A. M., Sousa, M. A. T. de, & Macêdo, M. E. C. (2015). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA: FATORES PREPONDERANTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(8). https://doi.org/10.16891/268

Edição

Seção

Humanas

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