O COMÉRCIO JUSTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA JUSTA TRAMA
DOI:
https://doi.org/10.16891/173Resumo
Este trabalho analisa os aspectos que determinam o comércio justo como fator de vantagem competitiva no processo de internacionalização. Este trabalho tem como principal objetivo identificar o Comércio Justo como um diferencial competitivo no processo de internacionalização da cooperativa Justa Trama. Para isto, inicia-se com uma breve revisão sobre estratégias de internacionalização, comércio justo e vantagens competitivas (JOHANSON, 1977; VAHLNE, 1990; JAFFE, 2004; PORTER, 1989, 1993). Quanto à metodologia, o estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa exploratória na cooperativa em questão. No que concerne aos dados, as informações primárias foram obtidas através de entrevista realizada com uma das coordenadoras da cooperativa estudada. Tais informações foram compiladas, possibilitando a criação e a análise mais detalhada dos fatores e aspectos internos envolvendo a Justa Trama. Estes dados tornam a pesquisa consistente e firmam respostas claras para os objetivos traçados. Concluiu-se que a cooperativa possui vantagens relacionadas aos produtos diferenciados e de boa qualidade provenientes de comércio justo, marca posicionada como produto de baixo custo, garantindo o acesso de vários consumidores, matéria-prima própria, uma grande variedade de produtos para alcançar diferentes gostos e parcerias sólidas, sendo todas as vantagens muito importantes para levar a cooperativa a vender um grande volume para o mercado internacional.