PESQUISA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PINTEC). A PRODUÇÃO E A EVOLUÇÃO ACADÊMICA EM DEZ ANOS DE CONTRIBUIÇÕES TECHNOLOGICAL INNOVATION RESEARCH (PINTEC). PRODUCTION AND ACADEMIC PROGRESS IN TEN YEARS OF CONTRIBUTIONS

Autores

  • Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Elnivan Moreira de Souza Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Camila Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Paulo César de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Augusto Cezar Moura de Macêdo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.16891/110

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma análise bibliométrica dos artigos públicos, a partir da base de dados da Pesquisa Nacional de Inovação (PINTEC), do IBGE. O trabalho é do tipo desk research com um corte longitudinal decenal (2002-2011), envolvendo a produção em 10 periódicos relevantes na área pesquisada e 3 anais de Administração e Economia. Dentre os resultados encontrados, observou-se uma queda no interesse dos dados das edições mais recentes da PINTEC, uma produção mais expressiva de autores de economia relativamente aos da administração, e a concentração em 4 temáticas e em poucos periódicos. O aproveitamento dos dados tem ocorrido para artigos de abrangência nacional, e não foram encontrados trabalhos sob a ótica regional.

Biografia do Autor

Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Administração (UECE), Esp. em Administração Financeira (URCA) e Graduação em Administração (FALS).

Elnivan Moreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Mestre em Administração (UECE), Esp. em Marketing e Graduado em Administração, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Camila Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Paulo César de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre e Ph.d em Economia pela Illinois University. Consultor de empresas e professor do curso de mestrado acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Augusto Cezar Moura de Macêdo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Menezes, R. Ábnner G., Souza, E. M. de, Franco, C., Batista, P. C. de S., & Macêdo, A. C. M. de. (2017). PESQUISA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PINTEC). A PRODUÇÃO E A EVOLUÇÃO ACADÊMICA EM DEZ ANOS DE CONTRIBUIÇÕES TECHNOLOGICAL INNOVATION RESEARCH (PINTEC). PRODUCTION AND ACADEMIC PROGRESS IN TEN YEARS OF CONTRIBUTIONS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(13), 200–210. https://doi.org/10.16891/110

Edição

Seção

Gestão e Tecnologia