AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E MODULADORA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cordia verbenacea DC. ASSOCIADO ÀS LUZES DE LED

Autores

  • Edinardo Fagner Ferreira Matias Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.16891/353

Resumo

Light Emitting Diodes – LED são diodos emissores de luz, com inúmeras propriedades estéticas e farmacológicas. Cordia verbenacea, conhecida como “erva-baleera”, é utilizada popularmente no combate a doenças infecciosas e inflamatórias. O presente estudo tem como objetivo avaliar a atividade antibacteriana e moduladora do óleo essencial das folhas de C. verbenacea associadas às luzes LED. A obtenção do óleo essencial das folhas de C. verbenacea (OECv) foi realizada pelo método de hidrodestilação. A atividade antibacteriana e moduladora foi realizada através do método de contato gasoso com o uso de OECv, luzes de LED e antibióticos (amicacina, gentamicina, oxacilina, ciprofloxacina, penicilina e norfloxacina). Os testes foram realizados em triplicata e submetidos à análise estatística ANOVA com teste de significância para p<0,05. Nos testes de avaliação antibacteriana não foi observado potencial antibacteriano da OECv associada às luzes LED. Nos testes de modulação da resistência bacteriana, observou-se que as combinações do OECv + antibiótico + LED apresentaram sinergismo, antagonismo e indiferença frente às linhagens multirresistentes de Staphylococcus aureus e Escherichia coli, apresentando a atividade mais expressiva com o antibiótico penicilina. Os diferentes resultados indicam que a atividade biológica da OECv dependerá da metodologia aplicada, bem como do tipo de material utilizado na planta, conforme descrito em vários estudos que avaliaram a mesma atividade antibacteriana por diferentes métodos e produtos naturais desta espécie. Os resultados obtidos tornam-se importantes para colaborar com pesquisas futuras para novas metodologias na terapia de infecções causadas por bactérias multirresistentes elucidando os efeitos moduladores obtidos com o uso combinado das luzes LED associadas aos óleos essenciais.

Biografia do Autor

Edinardo Fagner Ferreira Matias, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialização em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrado em Bioprospecção Molecular (Linha de Pesquisa Microbiologia e Produtos Naturais) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutorado em Biotecnologia (área: Biotecnologia de Recursos Naturais) pela RENORBIO/UECE. Experiência nas áreas de química de produtos naturais aplicada à microbiologia. Desenvolve pesquisas sobre atividade antimicrobiana de produtos naturais obtidos de espécies nativas da Chapada do Araripe, bem como ação moduladora e interferência da resistência microbiana associadas com técnicas e equipamento com potencial antimicrobiana. Atualmente é: (I) integrante(pesquisador) do grupo de Pesquisa em Microbiologia Aplicada da URCA (CNPq); (II) Líder do Grupo de Pesquisa Institucional do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO Microbiologia Aplicada à Saúde; (III) Professor Adjunto(dedicação exclusiva) do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO; (IV) Professor orientador (Nível: Mestrado) do Programa de Pós - Graduação em Bioprospecção Molecular - PPBM/URCA; (V) Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNILEÃO.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Como Citar

Matias, E. F. F. (2018). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E MODULADORA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cordia verbenacea DC. ASSOCIADO ÀS LUZES DE LED. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 5(14), 07–14. https://doi.org/10.16891/353

Edição

Seção

Artigos Originais