PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES PARASITÁRIAS INTESTINAIS ORIUNDAS DECRIANÇAS RESIDENTES EM ÁREAS PERIFÉRICAS, MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ

Autores

  • Glaubervânio Pereira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Chesla Ribeiro Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Iasmim Costa Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • José Silva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Larissa Calado Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Bruno Nunes Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • José Aguiar Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Fabíola Rodrigues Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Magaly Mota Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.16891/370

Resumo

Os enteroparasitos compreendem espécies que acometem o trato gastrointestinal de seres humanos, causando parasitoses que, dependendo do grau de patogenicidade, podem causar a morte do infectado. Neste trabalho, objetivou-se determinar a prevalência das enteroparasitos em crianças de 1 a 6 anos de idade, avaliando seus fatores de risco. Realizaram-se análises parasitológicas em 96 amostras fecais, utilizando o método da sedimentação espontânea. A prevalência de parasitoses foi de 40%. Dos parasitos identificados, ocorreu a presença tanto de cistos de protozoários como de ovos de helmintos. Entre os protozoários intestinais, identificaram-se cistos de Entamoeba histolytica, Entamoeba coli, Endolimax nana e Giardia lamblia. Com relação aos helmintos, constatou-se a presença de ovos de Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Hymenolepis nana e Ancylostoma sp. Entre todas as espécies notificadas, Entamoeba histolytica foi a mais ocorrente com 153,5% de presença de cistos nas amostras, no qual prevaleceu em crianças do sexo masculino, com 58% de contaminação. Da amostragem infectada, ao se comparar a contaminação em relação ao sexo, constatou-se que a maior prevalência de infecção parasitária ocorreu em crianças do sexo masculino, totalizando 63,2%, enquanto que nas crianças do sexo feminino a ocorrência foi de 36,8%. Conclui-se que há elevada prevalência de enteroparasitismo na população infantil e há necessidade de melhorias e monitoramento das condições higiênico-sanitárias locais para promoção à saúde e bem-estar das crianças.

Biografia do Autor

Glaubervânio Pereira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmico de Biomedicina - UNILEÃO; Grupo de Pesquisa Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Voluntário no projeto de Iniciação Científica; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

Chesla Ribeiro, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmica de Enfermagem - UNILEÃO; Grupo de Pesquisa Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Bolsista no projeto de Iniciação Científica; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

Iasmim Costa, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmica de Enfermagem - UNILEÃO; Grupo de Pesquisa Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Voluntária no projeto de Iniciação Científica; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

José Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmico de Enfermagem - UNILEÃO; Grupo de Pesquisa Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Voluntário no projeto de Iniciação Científica; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

Larissa Calado, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmica de Enfermagem - UNILEÃO; Grupo de Pesquisa Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Voluntária no projeto de Iniciação Científica; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

Bruno Nunes, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Pós-graduando em Docência no Ensino Superior - UNILEÃO; Voluntário no projeto de Iniciação Científica.

José Aguiar, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Docente Especialista do curso de Enfermagem - UNILEÃO; Área de atuação: Genética; Voluntário no projeto de iniciação Científica.

Fabíola Rodrigues, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Docente Doutora do curso de Enfermagem - UNILEÃO; Área de atuação: Microbiologia Humana. Líder do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde; Voluntária no projeto de iniciação Científica.

Magaly Mota, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Docente Mestra do curso de Enfermagem - UNILEÃO; Área de atuação: Parasitologia Humana; Menbro do grupo de pesquisa de Produtos Naturais Aplicados à Saúde.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Como Citar

Pereira, G., Ribeiro, C., Costa, I., Silva, J., Calado, L., Nunes, B., Aguiar, J., Rodrigues, F., & Mota, M. (2018). PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES PARASITÁRIAS INTESTINAIS ORIUNDAS DECRIANÇAS RESIDENTES EM ÁREAS PERIFÉRICAS, MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 5(14), 21–27. https://doi.org/10.16891/370

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)