HOMOSSEXUALIDADES E HETERONORMATIVIDADE NOS MODOS DE VIDA GAY: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Francisco Francinete Leite Junior Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Héricles Vinícius Pereira Sisnando Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/824

Resumo

Este artigo se propõe a refletir em como se dá a vivência do corpo, do gênero e a sexualidade pelos sujeitos gays a partir dos discursos acadêmicos apresentados nos artigos científicos, como o objetivo de identificar como vem sendo discutida a homossexualidade no meio acadêmico. Inicialmente trataremos dos termos corpo, gênero e sexualidade e por fim exploraremos o que vem sendo produzido no meio científico acerca dos indivíduos gays. Para tanto, foi desenvolvido no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, vinculado ao Projeto de Iniciação Cientifica intitulado: Corpo, Gênero e Sexualidade: Cartografando Modos de Vida LGBT na Região do Cariri, em 2017. Nesse sentido, se faz  necessário ainda desconstruir uma heteronormatividade gay que nos faz pensar que o sexo só é possível se houver uma dicotomia, um ativo e passivo, um que domina e outro dominado, percebemos ainda que os próprios homossexuais são também participantes de posturas preconceituosas por rotularem, e criarem grupos e subculturas, tornam-se componentes de um corpo social exageradamente heterossexista que faz com que se escondam em perfis na internet, no qual se sentem seguros para demonstrarem os seus desejos e afetos.

DOI: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp960-968

 

 

Biografia do Autor

Francisco Francinete Leite Junior, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutorando em Psicologia Clinica pela Universidade Católica do Pernambuco (UNICAP) Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Historiador pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Psicologo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEAO). É Membro do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações/ NECAGE da Universidade Federal do Cariri (UFCA). É Colaborador do Geni - Grupo de Estudos sobre Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades na Educação e na Saúde (UERJ) e do LIEV - Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (UNILEAO). Pesquisador do grupo Psicologia e Subjetividades Contemporaneas (UNILEÃO). É membro do Comitê de Ética e Pesquisa ( UNILEÃO) É Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO.

Héricles Vinícius Pereira Sisnando, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Leite Junior, F. F., & Pereira Sisnando, H. V. (2020). HOMOSSEXUALIDADES E HETERONORMATIVIDADE NOS MODOS DE VIDA GAY: UMA REVISÃO NARRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(1), 960–968. https://doi.org/10.16891/824

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)