O AMARGO SABOR DO CORONA: COVID-19, UMA AMEAÇA A FORMA DE VIDA NEOLIBERAL?

Autores

  • Emanuel Messias Aguiar de Castro Universidade Federal do Ceará e Faculdade Princesa do oeste
  • Caio Monteiro Silva Universidade Federal do Ceará; Faculdade Ari de Sá e Centro Universitário Christus
  • Túlio Kércio Arruda Prestes Universidade Federal do Ceará e Centro Universitário INTA

DOI:

https://doi.org/10.16891/828

Resumo

Desde o início da pandemia do “novo corona vírus”, vários pensadores, filósofos, sociólogos e cientistas em geral vêm debruçando-se sobre o tema de como será o amanhã e de como será a sociedade após a pandemia. O presente texto pretende apresentar a oposição teórica de dois dos maiores pensadores contemporâneos Slavoj Žižek e Byung-Chul Han, e apontar para uma terceira via possível: uma conjunção entre o “Comum” descrito por Pierre Dardot e Christian Laval e o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro. A oposição Žižek e Han reflete, em suas máximas, os extremos das utopias pós-pandêmicas. De um lado Žižek com uma espécie de otimismo realista, pois vê na pandemia uma possibilidade de reconstrução de uma sociedade mais solidária. De outro Han e seu pessimismo concretista, pois aponta que a subjetividade produto do mundo pandêmico será a de um neoliberalismo mais violento e individualista. Por fim, apresentamos outra possibilidade: o comum ameríndio, perspectivista e fundado em uma antropologia que busca a simetria entre as cosmologias, estudado por Eduardo Viveiros de Castro. Fazemos isso para demarcar que não somente a crítica europeia tem algo a nos dizer sobre a pandemia e seus possíveis futuros.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp614-620

 

 

Biografia do Autor

Emanuel Messias Aguiar de Castro, Universidade Federal do Ceará e Faculdade Princesa do oeste

Coordenador do Curso de psicologia da Faculdade Princesa do Oeste, Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutorando em Psicologia pela UFC. Atuou como professor substituto da Universidade Estadual do Ceará.

Caio Monteiro Silva, Universidade Federal do Ceará; Faculdade Ari de Sá e Centro Universitário Christus

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestre e Doutorando em psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor na Faculdade Ari de Sá - FAS e no Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS.

Túlio Kércio Arruda Prestes, Universidade Federal do Ceará e Centro Universitário INTA

Graduação em psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e doutorando pela Univerisdade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitáio INTA

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Aguiar de Castro, E. M., Silva, C. M., & Prestes, T. K. A. (2020). O AMARGO SABOR DO CORONA: COVID-19, UMA AMEAÇA A FORMA DE VIDA NEOLIBERAL?. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 614–620. https://doi.org/10.16891/828

Edição

Seção

Artigos Originais